quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cinco estados da Amazônia estão livres de aftosa, diz Ministério da Agricultura


Brasília: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oficializará, ao longo desta semana, o reconhecimento de sete estados brasileiros como zonas livres de febre aftosa, anunciado no início de agosto. Durante assinatura do termo que atestava a segurança do norte do Pará contra a doença – o centro-sul já estava certificado –, o ministro da agricultura, Antônio Andrade, informou outros quatro estados da Amazônia estão livres da doença: Acre, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
Nessa segunda-feira (2), o ministro assinou instrução normativa reconhecendo o Maranhão como área livre de aftosa com vacinação. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, a previsão é que até sexta-feira a oficialização esteja concluída os esados da lista, que inclui Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
As áreas certificadas incluem ainda o Distrito Federal e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas, todos reconhecidos como livres de aftosa com vacinação. O estado de Santa Catarina é a única área no Brasil considerada livre da doença sem necessidade de vacinação, desde 2007.
Após o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, o próximo passo é enviar pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando o aval internacional para as novas áreas. A solicitação acontecerá em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014. O governo brasileiro espera obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Para isto, é preciso esforço para imunizar os rebanhos do Amapá, de Roraima e de parte do Amazonas. As três áreas ainda são consideradas de alto risco.
 Autor: Ag. Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário