sábado, 28 de setembro de 2013

Ministério da Agricultura diz atender maioria de exigências russas para carnes

Sirli Freitas
Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS
Produtores de carne bovina e suína estão proíbidos de vender carne à Rússia

Iniciativa pode ser interpretada como um esforço do ministério em reverter a decisão de novas restrições impostas à importação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, nesta quinta, dia 26, que enviará às autoridades russas um documento reiterando que as exigências solicitadas pelo governo do país, por ocasião da missão de inspeção entre 30 de junho a 14 de julho de 2013, estão sendo atendidas. E as ações que faltam estão sendo desenvolvidas pelo setor privado com acompanhamento do governo. Em comunicado, o ministério diz que se comprometerá a corrigir as não conformidades identificadas por aquele país.


A iniciativa pode ser interpretada como um esforço do ministério em reverter a decisão de novas restrições impostas à importação de carne bovina de nove unidades (seis da JBS, dois da Minerva e um da Marfrig) e de carne suína da planta do Pamplona (Riosulense), em Santa Catarina.

A conclusão de que grande parte das exigências russas está sendo atendida decorreu de uma reunião, nesta quinta, de autoridades do ministério, representantes da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A falta de conformidade identificada não foi citada no comunicado do ministério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário