sexta-feira, 15 de novembro de 2013

França: colaboração entre veterinários e governo na luta contra a resistência aos antibióticos

No passado dia 4 de Novembro teve lugar, em França, uma reunião entre a Ministra dos Assuntos Sociais e Saúde, Marisol Touraine, o Ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, e representantes do Conselho Superior de Veterinários e organizações sindicais veterinárias durante a qual se definiram as bases de um compromisso por parte dos veterinários para reduzir o uso de antibióticos críticos.

A França conta com o plano Écoantibio que permitiu reduzir 40% em 5 anos o uso de antibióticos em veterinária. Contudo, tornam-se necessários maiores esforços para reduzir o uso de antibióticos críticos, cujo consumo aumentou consideravelmente nalguns sectores.

Foi ainda acordado que a medida de dissociação entre prescrição e venda de antibióticos prevista inicialmente será substituída por várias disposições que serão introduzidas no projecto de lei para o futuro da agricultura, da alimentação e da silvicultura: um valor objectivo de redução do uso de antibióticos críticos, o estabelecimento de referências veterinárias e reforçar as recomendações de boas práticas..
Um grupo de trabalho composto por veterinários, Ministério da Sanidade e Ministério da Agricultura, irá reunir para discutir a forma de colocar em prática os compromissos agora alcançados e as disposições a incluir no projecto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário