sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diarreia Epidêmica dos Suínos: A doença se espalha pelo mundo

OIE: Japão confirma um total de 418 focos de DES


De acordo com um relatório enviado à OIE pelo Dr. Toshiro Kawashima (Divisão de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Japão), em Outubro de 2013, confirmou-se um surto de DES após 7 anos de ausência da doença. No Japão já existem vacinas contra esta doença aprovadas pelo Ministério da Agricultura.

A partir de Dezembro de 2013 o número de casos começou a aumentar no sul de Kyushu. O referido número diminui temporariamente na mesma zona em Fevereiro de 2014, mas voltou a aumentar em Março de 2014 ao mesmo tempo que se confirmavam focos no norte de Kyushu e noutras prefeituras do norte do Japão. O número de prefeituras afectadas por mês é: Outubro (1), Novembro (1), Dezembro (2), Janeiro (1), Fevereiro (2), Março (10), Abril (16).
De acordo com o relatório, o número total de focos até à data é de 418: Okinawa (4 ),  Ibaraki (5), Kagoshima (156), Miyazaki (68), Kumamoto (20), Aichi (20), Aomori (10), Kochi (3), Okayama (2), Tottori (1),  Saga (9), Oita (5), Fukuoka (4), Chiba (29), Nagasaki (6), Saitamamie (14), Kagawaehime (2), Tochigi (9), Gunma (6), Niigata (13), Shizuoka (5), Fukushima (2), Toyama (2), Ishikawa (1), Gifu (2), Yamagata (2),  Hokkaido (3), Fukui (1), Iwate (8), Akita (1) e Miyagi (3).
PED-Japan
Segundo a análise genética do Instituto Nacional de Saúde Animal, os vírus isolados nos casos de Outubro e Novembro de 2013 pareciam-se aos vírus isolados na República Popular da China e nos Estados Unidos da América em 2013.

http://www.3tres3.com.pt/ultima-hora/oie-jap%C3%A3o-confirma-um-total-de-418-focos-de-des_7669/


Canadá notifica novos casos de DES à OIE


A OIE publicou um relatório sobre os casos de DES no Canadá a partir das informações remetidas pelo Dr Martine Dubuc, da Canadian Food Inspection Agency (CFIA).
Segundo o relatório, no passado dia 5 de Fevereiro de 2014, o Canadá informou a OIE que estavam a aparecer casos de DES. O Canadá teve, até ao momento, 4 surtos de DES (2 dos quais constituem grupos de focos) em 4 Províncias com um total de 58 explorações afectadas. A primeira suspeita de DES no Canadá foi detectada numa suinicultura no sudoeste do Ontário a 22 de Janeiro de 2014 e foi confirmada pela CFIA a 24 do mesmo mês. Os 58 focos de DES em explorações suinícolas são: 54 no Ontário, um foco confirmado na Ilha do Príncipe Eduardo e outro no Quebéc e dois focos no Manitoba.
20140429canada PED-esp
Os últimos casos foram confirmados no Ontário a 22 de Aril de 2014. A informação sobre os focos incluída neste relatório foi enviada à CFIA pelas autoridades provinciais responsáveis pela sanidade animal. os sinais clínicos observados incluem diarreia, vómitos e anorexia; foram mais intensos nos porcos mais jovens. Também se observou mortalidade em leitões jovens. A sequenciação da estirpe do vírus da DES dos casos aparecidos nas explorações do Canadá confirmaram que são similares às estirpes que circulam nos Estados Unidos da América.
O Canadá continua a aplicar medidas de controlo e prevenção para reduzir o risco de propagação desta doença. que incluem a aplicação de medidas restritivas de biossegurança na exploração, a limpeza e desinfecção dos camiões e a intensificação dos controlos na fronteira. Adicionalmente, o Canadá continua a recolher e a integrar informação epidemiológica para entender melhor os factores de risco da introdução e propagação deste vírus. A doença é agora de declaração obrigatória nalgumas Províncias, entre elas Alberta, Manitoba e Quebéc.

http://www.3tres3.com.pt/ultima-hora/canada-notifica-novos-casos-de-des-a-oie_7677/

Nenhum comentário:

Postar um comentário