sábado, 21 de março de 2015

MAPA anunciará reconhecimento do Estado do Paraná como livre de PSC


O Ministério da Agricultura anunciará, nesta quinta-feira, o reconhecimento do Estado do Paraná como livre de Peste Suína Clássica. As informações sobre o reconhecimento internacional serão reveladas pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Décio Coutinho, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, em entrevista coletiva, às 10h30, na sede do Adapar, em Curitiba. Além do Paraná, outros 13 estados também serão anunciados como livres da doença.
Atualmente, apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram reconhecidos pelo MAPA como livres da Peste. Há cerca de um mês, a Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que faz o reconhecimento mundial, aprovou o extenso relatório brasileiro que solicita o reconhecimento da área, com a oficialização marcada para Paris, na última semana de maio, após votação dos 180 países-membros da organização.
Diante da aprovação, após o reconhecimento internacional, o setor da suinocultura deverá ser bastante beneficiado, segundo José Roberto Tosato, engenheiro do núcleo regional do Departamento de Economia Rural. O segmento, que não é tão desenvolvido no estado, deverá receber mais investimentos, como um incentivo na produção – principalmente no atual patamar do dólar. “O reconhecimento é importantíssimo, porque se não tiver sanidade, não consegue exportar. O mercado interno vai ficar favorecido para os produtores que poderão fazer ótimos negócios ao exportar – e com isso pode encarecer a carne no mercado interno. Toda a cadeia da suinocultura será beneficiada e todas as cooperativas da região que estão nessa área irão serão favorecidas”, diz Tosato.
Luiz Henrique Volpato, coordenador de suinocultura da Cooperativa Capal, considera que a medida será um estímulo aos cooperados para continuarem investindo na atividade, e que isso pode ampliar mercados às cooperativas integrantes na construção da unidade de carnes, em Castro (Castrolanda, Batavo e Capal). “A Capal, como uma das sócias na nova Unidade Industrial de Carnes, visualiza que, no futuro, isso irá representar um diferencial bastante importante para a abertura de novos mercados internacionais”, declara.
Peste foi erradicada em 2009
Os outros estados brasileiros que buscam a certificação são: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rondônia, Acre e Distrito Federal. Estes, no entanto deverão obter o reconhecimento até março de 2016, tendo em vista que há três etapas, por parte da OIE, para o reconhecimento oficial de zona livre da Peste. Uma rigorosa análise é realizada em um relatório completo. Desde 2009, a Peste Suína Clássica não tem incidência no Brasil.



http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/mapa-anunciara-reconhecimento-do-estado-do-parana-como-livre-de-psc/20150319094019_F_560

Um comentário: