A notícia foi fruto da 26° Conferência da Comissão Regional da OIE para Ásia e países do Pacífico.
Shangai, 20 de Novembro de 2009- A OIE capacitará membros para estabelecer zonas livres para algumas doenças equinas na Ásia e em países do Pacífico, representantes dos órgãos de saúde animal do continente fizeram o anúncio na 26° Conferencia da OIE-Regional Ásia e Pacífico.
A conferência ocorreu em Shangai, China, de 16 a 20 de Novembro de 2009 e notavelmente produziu recomendações inovadoras para auxiliar a OIE na elaboração das zonas livres de doenças equinas (EDFZ's) para eventos específicos como competições mundiais ou regionais e também no desenvolvimento de uma importante certificação sanitária para equinos.
" O impacto das doenças equinas é frequentemente subestimado, embora possam causar transtornos significativos, especialmente quando envolve cavalos de competição e eventos, que transitam internacionalmente." Explicou o Diretor Geral da OIE, Dr. Bernard Vallat.
Hoje, a OIE já dispõe de procedimentos oficiais para reconhecimento de áreas livres, principalmente para doenças bovinas, como a Febre aftosa, Pleuropneumonia contagiosa bovina, Encefalopatia espongiforme bovina e a Peste bovina. Os Procedimentos para reconhecimento oficial podem ser visualizados no site da OIE:http://www.oie.int/eng/info/en_procedures.htm?eld6
Notícia extraída da Homepage: www.oie.int
Como vocês veriam a implantação dessas zonas Livres no território Nacional?Quais seriam as principais dificuldades e os principais benefícios para a equideocultura nacional?
Acho muito importante o conhecimento da regionalização das doenças para se implantar essas zonas livres no Brasil no intuito de se fazer o controle sanitário. Já temos conhecimetno das doenças do equinos e sua distribuição como também sua epidemiologia. As dificuldades para o sucesso é a falta de ética, de moral, de atitudes não republicanas por partes de homens públicos.
ResponderExcluir