quinta-feira, 24 de junho de 2010

É LANÇADO O CENSO DA ANEMIA INFECCIOSA EQUINA EM SC.

O governador Leonel Pavan e o secretário da Agricultura, Enori Barbieri, lançaram o Censo da Anemia Infecciosa Equina na tarde deste sábado (20), na Casa d´Agronômica. O trabalho objetiva a criação de medidas de controle adequadas à realidade catarinense, informou Leonel Pavan.

Técnicos da CIDASC coletarão amostras de sangue de cavalos, burros e mulas para exames, que serão feitos nos laboratórios da companhia, disse Barbieri. 

A anemia equina é transmitida através da picada de moscas, mosquitos, mutucas e borrachudos contaminados ou pelo emprego de utensílios e agulhas igualmente contaminados. A doença não tem cura. Embora os animais possam não apresentar sintomas, serão portadores permanentes dela.

Barbieri também fez um balanço das ações da sua pasta nos últimos 75 dias. Neste período, foi criado o crédito de ICMS para insumos agrícolas vindos de fora do Estado; a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal; foram contratados 120 médicos veterinários e 50 engenheiros e lançados o sistema de acompanhamento e informações meteorológicas com monitoramento em tempo real e, em parceria com a Celesc, o Programa Energia Rural Luz em Conta, que permitirá a redução de 65% no preço da energia elétrica entre 21h30 às 6 horas.

Participaram do evento representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho; Federação da Agricultura de SC; Organização das Cooperativas de SC; Federação dos Trabalhadores na Agricultura de SC; Associação Catarinense dos Criadores de Suínos; Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de SC; Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC; Federação dos Pescadores de SC, entre outras entidades.

FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário