quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Melhor prevenção de doenças na saúde animal poderia economizar bilhões de dólares

Abordagem One Health para o combate mais eficiente de novos patógenos está ganhando força




26 de julho de 2010, Roma - Os governos poderiam economizar bilhões de dólares através de um reforço na prevenção e controle das doenças animais de alto impacto, algumas das quais representam uma ameaça direta à saúde humana, afirma a FAO.
 Muitas doenças animais têm um impacto negativo na vida das pessoas. Pandemias de gripe vírus H5N1 e H1N1,  febre aftosa, febre do Rift Valley, e raiva estão entre os surtos mais recente.

O uso do solo, a dinâmica ecológica, incluindo as alterações climáticas, e expansão do comércio e das rotas de comércio estão colocando novos desafios para a prevenção de doenças animais e controle, adverte a agência da ONU .


Ameaças emergentes 

Estas ameaças emergentes também estão relacionadas com a maior urbanização e a fortemente crescente demanda urbana de carne, leite e ovos. Um rápido aumento e intensificação da produção de aves, no Leste da Ásia, se apresentou como um aumento de cinco vezes na produção de carne de pato, entre 1985 e 2000. Em 2008, mais de 21 bilhões de animais foram produzidos para alimentação em nível mundial, um montante que deverá aumentar em cinquenta por cento até 2020.

"Estamos esperando que os custos para a saúde humana, saúde animal e vegetal desses patógenos, e os seus custos econômicos globais aumentem substancialmente nas próximas décadas", disse Juan Lubroth, chefe dos Serviços Veterinários da FAO.

No Reino Unido, por exemplo, o surto de febre aftosa em 2001 foi estimado como tendo custado ao governo e ao setor privado algo entre 25 dólares e 30 bilhões.  O surto de Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) de 2002-2003 custou à China, Hong Kong, Cingapura e Canadá algo entre 30 dólares e 50 bilhões.

Nos países em desenvolvimento,  as doenças animais  transfronteiriças de alto impacto constituem uma ameaça direta à segurança alimentar, nutrição e renda das comunidades rurais que dependem do gado. Isso se soma às dificuldades para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo a redução da fome, da pobreza, da mortalidade infantil e a garantia da sustentabilidade ambiental.

O pool genético coletivo de vírus da gripe atualmente circulantes em humanos, aves, suínos e outros animais é cada vez mais diverso, com novas estirpes do vírus cada vez mais comuns em diferentes hospedeiros .

Dado o aumento dos resíduos alimentares urbanos, um número crescente de animais errantes tais como cães circulam nos espaços urbanos e dos habitats humanos. Certas espécies de animais selvagens também estão prosperando em ambientes urbanos, representando novas ameaças para a saúde humana, tais como a raiva.

Como um resultado do aumento da população humana, as pessoas estão criando animais em locais próximos a habitats naturais, aumentando assim o risco de transmissão da doença entre os animais domésticos e animais selvagens e, portanto, afetando a biodiversidade e os esforços de conservação.

"Isto não é ficção científica", disse Lubroth. "As ameaças são reais. Epizootias mortais e economicamente devastadoras tem acontecido ao longo da história, mas não há dúvida de que mais patógenos estão emergindo - e se propagando. A boa notícia é que, com as políticas certas, eles podem ser melhor detectados e contidos."


One Health 
FAO, em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal e a Organização Mundial de Saúde adotou a estratégia One Health de forma  a detectar e combater mais eficazmente esses novos agentes patogênicos.

Com base na experiência da agência em emergências de saúde animal no passado, a iniciativa One Health pretende dar uma contribuição decisiva para a resposta global a surtos de doenças, a implementação da prevenção e estratégias efetivas de contenção e gestão dos riscos de aparecimento das doenças, incluindo a melhoria do conhecimento de veiculadores de doenças emergentes na produção pecuária e nos ecossistemas associados.

FAO solicitou o investimento muito significativo de doadores em seu programa para sugeridos cinco anos sob a iniciativa One Health . 

Este investimento destina-se prioritariamente para a ação no Sul, Sudeste e Centro da Ásia, África, América Latina e Caribe - regiões particularmente vulneráveis à emergência e reemergência e disseminação de doenças infecciosas. 


As ações previstas incluem:

  • valorização do alerta precoce e sistemas de detecção de doenças ;
  • fortalecimento da capacidade de vigilância e resposta;
  • identificação e avaliação dos veiculadores de doenças na produção de alimentos de origem animal e manejo de recursos naturais;
  • fortalecimento da capacidade dos serviços veterinários públicos na preparação, prevenção e resposta à ocorrência de doenças animais;
  • avaliação do impacto social e econômico das doenças;
  • associação das partes interessadas do setor privado com a ação do setor público na saúde animal e dos animais selvagens.

Uma atenção especial do programa é dada à comunicação de risco em todos os níveis de ação.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: FAO
http://www.fao.org/news/story/en/item/44327/icode/

Nenhum comentário:

Postar um comentário