sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Novo complexo de pesquisa animal Inaugurado no Instituto Biológico de SP



Novo complexo de pesquisa animal
Instituto Biológico inaugura conjunto laboratorial em sanidade animal com salas especiais de biocontenção (foto: IB)
6/8/2010
Agência FAPESP – No próximo dia 10 de agosto será inaugurado o Complexo de Pesquisa e Diagnóstico Molecular em Sanidade Animal do Instituto Biológico, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, em São Paulo.
Fruto de investimentos da ordem de R$3 milhões, o complexo ocupará uma área construída de mil metros quadrados e será voltado ao diagnóstico de doenças animais por meio de métodos moleculares.
Segundo o Instituto Biológico, o novo conjunto laboratorial se destina a apoiar a defesa sanitária animal, em áreas como vigilância, prevenção e controle de doenças, dentre elas as zoonoses, visando à proteção da saúde dos animais e a segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários.
A pesquisa com microrganismos patogênicos exigiu a construção de 50 metros quadrados de salas biocontidas, nas quais o fluxo de ar é controlado para evitar o vazamento de agentes infecciosos.
A tecnologia envolve sistemas especiais de filtragem com controle de cascatas de pressão dos condicionadores de ar, laboratórios com isolamentos, portas de segurança e sistemas de tratamento de ar e de resíduos.
O projeto segue normas e diretrizes internacionais de biocontenção e de biossegurança, que englobam procedimentos a serem seguidos pelos técnicos, como a obrigatoriedade de utilização de roupas e equipamentos de proteção específicos para esse tipo de trabalho.
Entre os equipamentos da nova unidade estão um analisador de DNA e uma estação robótica de pipetagem para a extração e purificação de ácidos nucleicos. Eles permitirão uma rápida identificação do agente causador de um surto de doença animal, o que agilizará as ações de controle e reduzirá o risco de disseminação.
O complexo será capaz de executar 200 mil análises por ano, muitas das quais ainda inéditas no Instituto Biológico, e estará disponível aos alunos do curso de pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, oferecido pela instituição.
Mais informações: www.biologico.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário