quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Você usa OPG e/ou Famacha para controlar a verminose em pequenos ruminantes?

Um dos limitantes na produção de ovinos e caprinos é a endoparasitose. Os prejuízos causados pela verminose relacionam-se com a alta mortalidade de animais, gastos com mão-de-obra, perda de produtividade e compra frequente de medicamentos. Em março, o FarmPoint realizou uma enquete com a seguinte questão: qual problema sanitário acomete o seu rebanho de ovinos e caprinos? A maioria dos produtores (22,4%) respondeu que a enfermidade que mais acomete seus animais é a verminose.


De acordo com Maria Angela Machado Fernandes, médica veterinária e autora do artigo "Exame de fezes é uma necessidade", "na tentativa de controlar os prejuízos causados pelos endoparasitas, muitos produtores passam a utilizar esquemas de desverminação múltipla (de 30 em 30 dias) ou supressiva (de 15 em 15 dias). Esse esquema para controle de verminose baseado exclusivamente na ação do vermífugo, além de ter um custo bastante alto, pode resultar no rápido aparecimento de parasitas resistentes aos vários princípios ativos, até mesmo àqueles de última geração".

O produtor deve ter consciência de que o vermífugo não deve ser a única ferramenta no controle dos parasitas gastrintestinais.

No Brasil, poucas propriedades monitoram o rebanho com auxílio de exames de fezes periódicos. A prova laboratorial mais utilizada no tratamento da verminose é o teste que determina a redução de ovos nas fezes através do exame de OPG, realizado antes e após o tratamento anti-helmíntico.

O método Famacha também vem sendo muito utilizado e é um importante recurso no controle da verminose. Sua vantagem mais significativa é a redução no número de tratamentos aplicados, o que auxilia na diminuição do desenvolvimento da resistência de anti-helmínticos. É um método de tratamento seletivo, ou seja, objetiva vermifugar somente os animais do rebanho que apresentam anemia, facilmente visualizada na mucosa ocular dos ovinos.

Atualmente, ferramentas como o método Famacha, associado ao exame de ovos por grama de fezes (OPG), têm sido desenvolvidas no intuito de diminuir o uso de anti-helmínticos como estratégia no controle do parasita hematófago em>Haemonchus contortus, principal responsável por grandes prejuízos econômicos.

Equipe FarmPoint

Enviado por e-mail por Roberto Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário