sábado, 11 de setembro de 2010

10ª Conferência Internacional de Caprinos - IGA 2010



Pesquisadores da área de caprinos de vários países se reúnem entre os próximos dias 19 e 23 em Recife (PE), para participar da10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010). O objetivo do evento, que tem como tema central Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes, é o de discutir problemas e soluções para o aprimoramento da caprinocultura em nível mundial.

Entre os palestrantes internacionais confirmados, está o pesquisador da Universidade da Geórgia (EUA), Corrie Brown, que fala sobre doenças de caprinos e seus impactos econômicos; o pesquisador da Macaulay Land Use Research Institute, do Reino Unido, Robert Orskov, responsável pelo aprimoramento da metodologia de avaliação de alimentos usada até hoje, versará sobre os novos desafios na alimentação de pequenos ruminantes para países em desenvolvimento; a pesquisadora da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas, Boku (Áustria),Maria Wurzinger, ministra palestra sobre estratégias de melhoramento baseadas no conhecimento dos pequenos produtores, e o presidente da IGA, Jean Paul Dubeuf, que fala sobre Diversidade e desafios da caprinocultura para pequenos produtores ao redor do mundo.

Além deles o encontro tem a participação de representantes doInstituto Internacional de Pesquisas Florestais, Agrícolas e Pecuárias (Inifap), do México, e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A professoraMaria Norma Ribeiro, membro da diretoria da IGA e do Comitê Executivo do evento, ressalta que a preocupação dos organizadores é buscar meios para impulsionar a caprinocultura, devido à sua importância econômica e social em regiões semiáridas do mundo inteiro.

“Muitos países têm áreas onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola e os caprinos representam uma atividade muito relevante, devido à sua aptidão para produzir leite e carne a baixo custo, além de servir como fonte de renda, por meio da produção de peles” , diz a professora.

O IGA 2010 é fruto de uma parceria firmada entre Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT)Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe)Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPC)Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa).

Consta ainda da programação cursos, visitas técnicas, desfile de moda e festival gastronômico.

Os melhores trabalhos científicos apresentados no evento serão publicados na Revista da IGA, a Small Ruminant Research, que tem circulação internacional. Os interessados devem fazer a inscrição online acessem o link do evento acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário