quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Casos de leishmaniose aumentam alerta no RS



Incluído às 16:17h do dia 30 de Agosto de 2010
A ocorrência de casos de leishmaniose na região das Missões volta a chamar a atenção no Rio Grande do Sul. Na última semana, foi divulgada a informação de que duas pessoas estariam contaminadas em São Borja, município que registra o maior número de casos no Estado.

Desde 2008, mais de mil cães foram diagnosticados com a doença e eutanasiados. A prefeitura está intensificando as ações de controle do mosquito transmissor, assim como realiza um censo sobre a população canina do município.

Recentemente, a doença também foi diagnosticada em Santo Ãngelo, em dois cães da raça pitbull. O proprietário desses animais se negava a entregá-los para a vigilância sanitária e foi necessário recorrer à Justiça, que determinou o cumprimento da legislação que prevê a eutanásia dos animais com diagnóstico positivo.

Em São Paulo, o governador Alberto Goldman vetou um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que tratava da leishmaniose. A proposta dos deputados paulistas trata dos exames de diagnóstico e eutanásia dos animais.

Em seu veto, o governador reforça que o tema é de legislação federal, estando devidamente regrada por normas federais. Além disso, ressalta que o projeto é contrário ao interesse público em função do risco que pode acarretar à saúde humana.


A informação é do CRMV/RS.
Enviado por Marcelo Vallandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário