quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Informativo Online nº 422 – Edição Especial Expointer 2010 Quinta-feira - 02 de setembro


Mercado de trabalho é apresentado a acadêmicos da Urcamp e da Ulbra
Um grupo de aproximadamente 60 alunos de Medicina Veterinária da Universidade Regional da Campanha (Urcamp) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participou nesta terça-feira do Fórum de Responsabilidade Técnica, organizado pela primeira vez pelo CRMV-RS e pelo Simvet/RS. “É preciso ter em mente que o mercado hoje exige um profissional muito qualificado e especializado, mas sem perder o caráter generalista da Medicina Veterinária”, ressaltou o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes. Já a diretora do Simvet/RS Norma Centeno Rodrigues afirmou a todos que mantenham a constante capacidade de se reciclar, para que tenham maior flexibilidade frente às modificações do mercado de trabalho. O tesoureiro do CRMV-RS, Mauro Gregory, e o chefe do setor de fiscalização, José Pedro Soares Martins, também participaram do encontro.

Países apresentam programas de erradicação da febre aftosa
Representantes dos serviços de defesa sanitária do Brasil, Argentina e Uruguai apresentaram nesta quarta-feira a situação atual dos programas de erradicação de febre aftosa em seus países, assim como apresentaram os desafios que os países do extremo Sul da América devem enfrentar para eliminar o vírus. Eles participaram do fórum organizado pela Sovergs, no qual também foram apresentados os resultados do Plano Hemistérico de Erradicação da Febre Aftosa, conduzido pela Panaftosa e encerrado em 2009. Os painelistas ressaltaram que é fundamental manter os sistemas de vigilância sanitária para manutenção do status atual, assim como avançar na preparação das equipes para atuar em situações de emergência.

Setores da cadeia produtiva avícola se reúnem em momento político
Candidatos aos cargos de deputado estadual e federal estiveram reunidos na Casa do veterinário na tarde de quarta-feira (01/09) para expor algumas propostas para os setores da cadeia produtiva de aves. Na ocasião também foi apresentado ao público presente o Avisulat 2010, que irá acontecer de 17 a 19 de novembro deste ano, em Bento Gonçalves. “OAvisulat deverá ser um movimento que irá colocar nossos setores numa vitrine, além de promover muitas discussões”, disse o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber. O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) Luiz Fernando Pinedo Roman Ross agradeceu a parceria com o CRMV-RS em receber este evento.

Palestrante inglês falou sobre estresse animal na Casa do Veterinário
Com o objetivo de estabelecer uma troca de conhecimento entre Canadá e Brasil, a Casa do Veterinário recebeu, na manhã de quarta-feira (1º/09), a palestra sobre estresse animal e os impactos na produtividade. O diretor técnico da empresa Denovo, do Canadá, Yves Marchand mostrou os aspectos que geram estresse animal e quais devem ser as medidas adotadas e quais são as técnicas utilizadas naquele país. “Os proprietários de animais preocupam-se somente com a questão financeira e deixam de lado a questão técnica.”, declarou Marchand. Um dos grandes fatores de estresse animal apontado pelo diretor técnico é no transporte, onde ocorre perda de peso e qualidade da carne. O encontro foi promovido pelo escritório comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre. A Casa do Veterinário também recebeu a visita da Real Polícia Montada do Canadá e do 4º Regimento de Polícia Montada.

Expointer sedia Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas
Se encerra nesta quinta-feira o Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, que mais uma vez acontece dentro da programação da Expointer sob a coordenação da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e do Sindicato deZootecnistas do Rio Grande do Sul (Sindizoot/RS). Na quarta-feira (1º), profissionais e estudantes, reunidos no auditório da Rede Pampa, debateram aspectos relacionados à atividade profissional e ao ensino da Zootecnia.

Programação Casa do Veterinário - Quinta-feira - 02/09
10h - Palestra: Incorporação do especialista veterinário na rotina da clínica de animais de companhia. Palestrante: médica-veterinária Berenice de Ávila Rodrigues. Organização: Sovergs.
14h - Painel: Mulheres veterinárias na produção animal (Grandes animais). Painelistasmédicaveterinária Fernanda Kuhl(Supervisora de bem-estar animal da Unidade do Marfrig - Capão do Leão/RS); médica-veterinária Ana Maria GiudiceAzevedo (Autônoma, Odontologia Equina - Mostardas/RS); médica-veterinária Gabriela Becker da Silveira (Coordenadora Técnica do Laboratório Organnact/Região Sul); médica-veterinária Maria Luísa Gonzatti (Responsável pelo fomento daCosuel - Montenegro/RS); médica-veterinária Marlise Germer (Técnica de Registro da Caprisul - Porto Alegre/RS); médica-veterinária Vera Lúcia Machado da Silva (Presidente da Comissão da Mulher CRMV/RS). Mediador: médico-veterinário Manolo Ortiz Estrázulas (Secretário da Sovergs). Organização: Sovergs e Comissão da Mulher Veterinária do CRMV-RS.
18h30 - Mesa Redonda: Criação do Cargo de Fiscal Estadual Agropecuário (Anfa, AfamaAfagro e CRMV-RS). Organização: Afagro.

Programação Casa do Veterinário - Sexta-feira - 03/09
9h - Café da Manhã para a Imprensa - Casa do Veterinário. Organização: Simvet/RS.
09h30 - Palestra: Odontologia em cavalos de esporte. Palestrante: médica-veterinária Lizziê Dietrich (Especialista em Odontologia Eqüina). Organização: Simvet/RS e Comissão de Relação com o Mercado de Trabalho do CRMV-RS.
10h45 - Palestra: A nutrição animal inserida na cadeia produtiva. Palestrante: médico-veterinário Henrique Thiesen(Sócio Nutricionista da Brastec - Nutrição). Organização: Simvet/RS e Comissão de Relação com o Mercado de Trabalho do CRMV-RS.
13h30 - Palestra: Levedura na alimentação animal (gado de leite, gado de corte e equinos). Palestrante: zootecnistaAmaury Valinote. Organização: Alltech.
16h30 - Palestra: Médico-veterinário e zootecnista atuando próximo ao consumidor final. Palestrante: zootecnistaFabiano Vaz (Doutor em Agronegócios). Organização: Comissão de Relação com o Mercado de Trabalho do CRMV-RS.

EXPEDIENTE
O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.

Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Foto: Divulgação

Recebido por e-mail
Disponível em CRMVRS


Nenhum comentário:

Postar um comentário