quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VII Fórum Ciência e Sociedade: Juventudes, prazeres e riscos

FIOCRUZ Brasília vira palco de debates entre estudantes de Ensino Médio, pesquisadores, professores, instituições públicas e sociedade

Com o tema Juventudes, prazeres e riscos, e considerando o jovem como ator multiplicador de informação na escola e comunidade, o Fórum Ciência e Sociedade deu início hoje ao seu momento máximo. Até o dia 1º de outubro, estudantes de Ensino Médio das escolas públicas do DF, professores, pesquisadores e representantes da sociedade debatem na FIOCRUZ Brasília questões que interferem no presente e no futuro dos jovens brasileiros. Na abertura do evento, hoje pela manhã, representantes dos ministérios da Saúde e Educação, e das secretarias de Educação e de Saúde do DF, além de pesquisadores da Fiocruz, saudaram os jovens participantes do Fórum.
O evento abordará temas delicados da atualidade, como discussões sobre o acesso a preservativos nas escolas e a participação dos jovens na campanha “1billionhungry” (Um bilhão de pessoas com fome), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO). No prédio da FIOCRUZ Brasília, foi preparado o “Cantinho da Prevenção”, espaço de orientação aos jovens sobre o uso de preservativos, e de distribuição de materiais sobre sexualidade e jogos interativos, entre eles o ZigAids e Amor e Sexo.
A programação prevê a realização das mesas redondas: Desafios atuais para os jovens; Cultura, ciência e educação: sexualidade e uso de drogas; e Direitos e projetos de vida, além de mostras culturais e apresentações dos grupos formados durante a fase de sensibilização do Fórum.
Entre os participantes desta edição estão representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria de Saúde do DF, Secretaria de Educação do DF, Fiocruz, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de São Paulo (USP).
O evento prevê ainda apresentação de trabalhos dos estudantes, feitos a partir da utilização das mais variadas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, escultura e dramatização. O objetivo do Fórum é aproximar o jovem da ciência, por meio de assuntos relacionados ao seu cotidiano.

Enviado por Paulo Abílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário