sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Acreditação: gestão e competência técnica reconhecida


Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro – RJ) teve a sua competência técnica reconhecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –Inmetro. O reconhecimento técnico foi concedido após auditoria realizada segundo a norma NBR ISO/IEC 17025:2005 que estabelece os requisitos gerenciais para implementação de um Sistema de Gestão, além dos requisitos técnicos para confiabilidade dos resultados de ensaio. Essa conquista representa o reconhecimento internacional, propiciando assim maior confiabilidade nas análises realizadas nos laboratórios da Unidade.



Os laboratórios de ensaio que atendem os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025:2005 operam também de acordo com a norma NBR ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade.

Este ano, a Unidade foi auditada pelo Inmetro pela terceira vez, tendo sido avaliada em sete ensaios realizados nos laboratórios de Cromatografia Gasosa, Cromatografia Líquida, Fisiologia Pós-Colheita, Físico-Química, Minerais, Microbiologia e Óleos Graxos. O escopo atualizado da acreditação contendo os ensaios acreditados encontra-se disponível na Rede Brasileira de Laboratório de Ensaio (RBLE):www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0228.pdf.

Embrapa Agroindústria de Alimentos é a primeira Unidade daEmbrapa a ter ensaios acreditados no Inmetro segundo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2005. A acreditação tem caráter voluntário e constitui uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de instituições que executam atividades de avaliação da conformidade.

Desde 1998, a Unidade vem adequando sua infra-estrutura e capacitando seus empregados de acordo com princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025. A implementação da Unidade de Garantia da Qualidade (UGQ) e da Gestão Ambiental constituem um marco para o estabelecimento das políticas técnicas e gerenciais tão importantes para o norteamento das atividades de pesquisa.

Durante esses mais de dez anos os ensaios realizados na Embrapa Agroindústria de Alimentos vem sendo avaliados sistematicamente, não somente nas auditorias internas realizadas anualmente, mas também durante os processos de validação e análise crítica. Foram incorporadas medidas para Garantia da Qualidade, a se destacar, a participação em ensaios de proficiência e utilização de carta controle.

AUTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário