segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Encontro discute zona livre de aftosa na Amazônia


Representantes das agências de Defesa Agropecuária dos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá participaram da reuni ão que discutiu a área livre de febre aftosa na Amazônia, ocorrida nesta sexta-feira (22), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O encontro contou ainda com a presença de representantes da própria Faepa, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec).

Com fronteiras mais extensas que a maioria dos países do mundo, a Amazônia precisa combinar todos os recursos dos estados que a compõem para combater seus problemas, segundo declarou Eliomar Arapiraca, diretor geral da Adepará. A Faepa reafirmou o compromisso do setor produtivo com o Programa de Erradicação da Febre Aftosa, inclusive com aporte de recursos financeiros, haja vista que existe hoje em todo o mundo uma demanda premente por produtos oriundos de processos saudáveis e sustentáveis.

A importância da reunião desta sexta para a Amazônia, e principalmente o estado do Pará pode ser medida pelo tamanho do seu rebanho de cerca de 20 milhões de cabeças de gado. Sendo que em 2009 foram exportados U$ 510 milhões de produtos pecuários. Com a área livre de aftosa, o Pará pode multiplicar substancialmente esses números. A reunião concluiu com a formação de uma comissão com representantes das agências de Defesa Agropecuária e das Federações de Agricultura e Pecuária de cada estado envolvido, que trabalharão uma agenda comum para formar uma Amazônia livre da Aftosa até 2012. (Ascom / Adepará)




Nenhum comentário:

Postar um comentário