domingo, 24 de outubro de 2010

INPE - CEM: treinamento em geoprocessamento com software livre TerraView




Geoprocessamento para políticas sociais
Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, em parceria com a Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-Inpe), realizará um treinamento de geoprocessamento com o software livre TerraView – Política Social.

O curso tem duração de 20 horas. As datas disponíveis para o segundo semestre são 27, 28 e 29 de outubro e 24, 25 e 26 de novembro, das 9h às 17h.

O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas voltados, principalmente, para a área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação, a partir do softwareTerraView, desenvolvido pelo Inpe.

O software é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos.

Os participantes conhecerão as funcionalidades básicas e serão habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos.

Os tópicos a serem abordados envolvem introdução aos fundamentos de geoprocessamento, estrutura do programa, ferramentas de análise básicas, manipulação de tabelas de atributos, operações geográficas e geocodificação de endereços.

Ao final do treinamento, os participantes poderão visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.

O curso será ministrado no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), localizado na Rua Vergueiro nº 1759, ao lado do metrô Paraíso, em São Paulo, e tem custo de R$ 400.

Mais informações e inscrições: www.centrodametropole.org.br

Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário