terça-feira, 26 de outubro de 2010

Simpósio internacional sobre peste é organizado pela primeira vez na América do Sul



O 10º Simpósio Internacional sobre yersinia (Yersinia 2010), que será aberto às 19h deste sábado (23/10) e prosseguirá até a quarta-feira (27/10), no Recife, vai atrair pesquisadores de 13 países, que discutirão as novidades na área de epidemiologia, diagnóstico, vacinas, genética molecular da bactéria, quimioterapia, patogêneses e as yersinioses. A yersinia é a bactéria responsável pela peste bubônica (também conhecida como peste negra). Esta é a primeira vez que o evento ocorre na América do Sul. A escolha da Fiocruz Pernambuco para realização e coordenação do evento deve-se à tradição que a Fundação tem na área, sendo um centro de referência nacional no estudo da peste e de credibilidade internacional que dá aporte científico ao Ministério da Saúde. Nos anos 60, Pernambuco teve muitos casos, na cidade de Exu. Atualmente a doença está controlada no Brasil.
 Ilustração do século14 com vítimas da peste recebendo como tratamento as bênçãos de um clérigo
Ilustração do século14 com vítimas da peste recebendo como tratamento as bênçãos de um clérigo

De acordo com a presidente do seminário e pesquisadora da Fiocruz, Alzira Almeida, as discussões e as conclusões sobre as novas tecnologias e procedimentos utilizados no diagnóstico, tratamento, aspectos genéticos, médicos e veterinários sobre a peste e as yersinioses, contribuirão para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o diretor da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Freese, destaca a representatividade de promover um evento desta magnitude no ano em que a instituição celebra os seus 60 anos de existência.
O constante monitoramento e estudo da peste se deve à sua gravidade no passado e recentes casos em outros países. Atualmente foram identificados diversos casos em países da África como Congo e Madagascar. Cerca de 90% dos casos de peste em humanos estão localizados nesses dois países. Há também casos identificados na América do Sul, no Peru e no Equador, e na América do Norte, nos Estados Unidos.
Neste sábado (23), na solenidade de abertura, entre outros pontos discutidos, será apresentada a relação que a peste tem com a arte. Serão lembrados os livros: A peste, de Albert Camus, publicado 1947, que conta a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade em meio a uma peste que assola a cidade de Oran, na Argélia, e também o livro Um diário do ano da peste, de Daniel Defoe,  mais conhecido como autor do livroRobson Crusoé. Outras obras, como pinturas e filmes, serão mencionadas nas explanações.
O 10º Simpósio Internacional sobre Yersinia está sendo organizado com a colaboração da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal de Alagoas e da USP Ribeirão Preto, com apoio da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Biosafe e da Sociedade Americana de Microbiologia. Outras informações podem ser encontradas aqui.
A peste
A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano por meio das pulgas dos ratos e de outros roedores. Uma das preocupações atuais é que a bactéria seja utilizada como arma biológica. No Brasil, o Serviço de Referência Nacional em Peste da Fiocruz Pernambuco dá suporte ao Ministério da Saúde no que diz respeito à vigilância da doença, além de capacitar recursos humanos de laboratórios públicos de todo o país nas técnicas de diagnóstico existentes.
As yersinioses
Infecções por Yersinia pseudotuberculosis e Yersinia enterocolitica são também importantes problemas de saúde pública. São zoonoses que têm como hospedeiros primários mamíferos silvestres e domesticados, podendo afligir rebanhos porcinos, ovinos, caprinos, bovinos, bubalinos, além de roedores. As aves desempenham importante papel na epidemiologia da Y. pseudotuberculosis e fontes de água podem conter a Y. enterocolitica.
Publicado em 22/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário