sexta-feira, 26 de novembro de 2010

APTA inaugura Laboratório de Sanidade Apícola

O primeiro laboratório de Sanidade Apícola do país foi inagurado na manhã de ontem, em Pindamonhangaba, sede regional do Pólo APTA Vale do Paraíba. De acordo com a coordenadora e pesquisadora Érica Weinstein Teixeira, a idéia de criação do laboratório surgiu por conta de uma demanda nacional, já que não existia um laboratório com a função de avaliar a existência de patógenos no Brasil.

Ainda de acordo com a coordenadora do pólo, a sanidade apícola é uma preocupação mundial, entre outros pontos, por conta das causas, ainda não definidas, de fenômenos que envolvem a mortalidade de abelhas melíferas observados em apiários de diversos países.

Para isso suprir essa necessidade foi proposto a criação do Laboratório de Sanidade Apícola, como Centro Colaborador em Defesa Agropecuária. "Nós vamos trabalhar tanto na geração de conhecimento técnico científico, já que é algo novo no país, como também, futuramente, prestar serviço pro Governo Federal, para que nós possamos ter um controle sanitário mais efetivo em termos de defesa agropecuária", revela a especialista.
Prefeito de Pindamonhangaba, João Ribeiro, entre outras autoridades participaram do evento

A intenção, segundo Érica,  é que o Centro Colaborador em Defesa Agropecuária na área de Sanidade Apícola deverá atuar em estreita harmonia com o Comitê Consultivo Científico em Sanidade Apícola do Ministério da Agricultura.

 A novidade trazida para Pindamonhangaba foi possível por conta de um edital do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, segundo a especialista. 

"Na verdade a proposta de trazer esse laboratório para Pindamonhangaba surgiu em um edital de pesquisa do CNPQ, que é uma agência financiadora do Governo Federal de pesquisa. Dentro desse edital, tínhamos possibilidade de conseguir recursos para material de consumo, então precisávamos de uma estrutura física pré-existente, e como aqui em Pinda-monhangaba temos o espaço dentro da APTA, a idéia foi unir o útil ao agradável, ou seja, utilizar o recurso do Governo Federal para compra de insumos e utilizar a estrutura física do Governo do Estado de São Paulo para que pudesse ser implementado dentro daquilo que já existia", explica a pesquisadora.

Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba
Fonte indireta: Agrovale
25/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário