sábado, 27 de novembro de 2010

INFORMATIVO ONLINE - CRMV/RS

INFORMATIVO ONLINE Nº 438
SEMANA 20/11/2010 a  26/11/2010
Na próxima terça-feira (30), às 22h, na TVE, o Mundo em Sintonia irá abordar as pesquisas com células-tronco e o preparo de churrasco. O programa de TV é realizado pelo CRMV-RS, com o apoio do Fundesa. A atração é reapresentada aos domingos, às 14h.

FÉRIAS COLETIVAS
O CRMV-RS terá férias coletivas no período de 22 a 31/12, retomando o atendimento na sede e nas secretarias regionais às 8h de 3 de janeiro de 2011.

MOBILIZAÇÃO
Entidades criam site de protesto contra o retorno da CPMF
Os brasileiros interessados em protestar contra o retorno ou reformulação da CPMF já podem fazer isso através do site www.agorachegacpmfnao.com.br. O portal é uma iniciativa do Fórum das Profissões Regulamentadas, do qual o CRMV-RS faz parte, juntamente com diversas entidades, como Farsul, Federasul, Fiergs, Força Sindical, entre outras. Segundo o presidente as OAB/RS, Claudio Lamachia, o site é uma forma de protesto contra o retorno do tributo e a favor de uma ampla reforma tributária e a gestão qualificada dos recursos públicos. “Temos que desenvolver mecanismos que não sejam apenas a criação de tributos para resolver o problema do sistema público de saúde no Brasil”, disse Lamachia na solenidade que apresentou o site, na segunda-feira (22), na qual esteve presente o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes. Na solenidade, os representantes das entidades que se pronunciaram afirmaram que não há escassez de recursos e que a sociedade desta vez não vai ficar silenciosa.

ZOONOSES
Sistema CFMV/CRMVs debate leishmaniose canina
Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs estiveram reunidos na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, na quarta-feira (24), debatendo procedimentos que deverão ser observados pelos Conselhos Regionais para o enfrentamento da leishmaniose canina. Sob a coordenação do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, foram discutidos diferentes aspectos desta importante zoonose para a saúde pública. Entre os pontos abordados, discutiu-se diagnóstico seguro, tratamento, vacinação e realização de eutanásia em cães soropositivos. Ao término dos trabalhos ficou decidido que será elaborado um documento que deverá ser encaminhado aos CRMVs para discussão. Após, será devolvido ao Conselho Federal, o que, certamente, irá traduzir a posição do Sistema sobre esse complexo assunto, esclarece o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos.   

OBITUÁRIO
Ex-secretário Luciano Machado faleceu nesta semana
Faleceu na quarta-feira (24), aos 97 anos, de causas naturais decorrentes da idade, o ex-secretário da Agricultura, Luciano Machando. Em sua gestão, teve início à internacionalização da Expointer e foi adquirida a área em Esteio onde hoje é o Parque Assis Brasil. Machado também foi deputado constituinte estadual, deputado federal pelo PSD-RS e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

AVICULTURA
Médico-veterinário gaúcho representa o país em reunião da ONU em Kampala
Convidado pelo Ministério da Agricultura, o diretor da Faculdade de Veterinária da UFRGS, Vladimir Pinheiro do Nascimento, vai representar o Brasil na reunião do Comitê de Higiene Alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento será realizado a partir de domingo, até o dia 3, em Kampala, capital de Uganda. A reunião estabelecerá critérios, padrões e mecanismos de controle para prevenir a presença de Salmonella e Campylobacter em carne de frango. As decisões tomadas após o encontro servirão como base para o comércio internacional do produto, como parte das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

PESQUISA
Alunos da UFSM e UFRGS têm trabalhos científicos premiados no Avisulat 2010
A 2ª edição do Avisulat recebeu 123 trabalhos científicos submetidos nas áreas de avicultura, suinocultura e laticínios. Destes, 112 trabalhos foram aceitos e 104 apresentados nesse congresso. O primeiro lugar em cada categoria ganhou um prêmio de R$ 1 mil, bem como a publicação dos trabalhos nas revistas da Asgav, Sindilat e Sips. O segundo e terceiro lugares, receberam menção honrosa e publicação. O trabalho premiado na área da avicultura, Influência de aflatoxinas na resposta vacinal de frangos de corte, veio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dos alunos Camila D. Fin, Augusto Mallmann, Ricardo H. Rauber, Paulo Dilkin e Leandro Z. Giacomini. O trabalho Frequência de isolamento de salmonella SP e de enterobactérias em fábricas de ração para suínos, dos alunos Daniel S. Paim, Débora P. Pellegrini, Marisa R. Carsodo, Jalusa D. Kich, Júlio M. Monteiro e Arlei Coldebella, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conquistaram o primeiro lugar na área de suinocultura. O engenheiro agrônomo da Cooperativa Languiru Renato Kreimeier conquistou o primeiro lugar na área de laticínios com o trabalho sobre o crescimento da participação de associados jovens no quadro social da cooperativa. Os trabalhos foram julgados pela comissão dos trabalhos científicos compostas pelos professores Maristela Lovato (UFSM), Andréa Troller (UFRGS), Sérgio Nicolaieswski (UFRGS) e Rejane Kieling (Sips).

PRÊMIO I
Médicos-veterinários recebem homenagem durante o Avisulat 2010
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de pesquisa e sanidade animal no Rio Grande do Sul, o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber, prestou homenagem a profissionais durante o Avisulat 2010. Os médicos-veterinários Kleitton Adolfo Pan, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), e Alexandre de Carvalho Braga, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPDVF) foram reconhecidos pela dedicação exclusiva à suinocultura. O deputado Edson Brum também recebeu homenagem como exemplo de cidadão público.

PRÊMIO II
CFMV elege profissionais que serão homenageados em 2011
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove anualmente a escolha de duas pessoas, profissionais ou não, que tenham contribuído para o desenvolvimento da pecuária brasileira. Os agraciados de 2011 já foram escolhidos pelo CFMV, a partir das indicações feitas pelos CRMVs e outras entidades representativas da Medicina Veterinária e da Zootecnia. O agraciado com o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho é o médico-veterinário Franklin Riet Correa Amaral, nascido no Uruguai, mas com nacionalidade brasileira. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande. O eleito para receber o Prêmio Professor Octávio Domingues é o zootecnista José Ribamar Felipe Marques, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e professor da Universidade Federal do Pará.

NUTRIÇÃO
Unesp pesquisa oleaginosas na dieta de ovinos
Pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal (SP) comprova que a inclusão de subprodutos do biodiesel - tortas de soja, girassol e amendoim, por exemplo - na alimentação de cordeiros não só ajuda a baratear a dieta do plantel como resulta em uma carne de melhor qualidade, com menor teor de gordura. A pesquisa foi feita com animais confinados da raça Santa Inês, todos machos. Ao comparar a dieta alternativa à alimentação convencional normalmente dada a cordeiros confinados, constatou-se que os subprodutos de oleaginosas podem substituir, com vantagem, a alimentação tradicional, que contém gordura protegida processada industrialmente. Os resultados também comprovaram o aumento do nível do colesterol bom da carne, redução de gorduras trans e elevação dos ácidos graxos poli-insaturados.

NATUREZA
Veterinária relata observação de animais silvestres em ambiente urbano
Nesta semana, publicamos o relato da médica-veterinária Karina Friedrich, de Porto Alegre.
“Minhas observações se referem a animais silvestres em ambiente urbano. Recentemente recolhi dois filhotes abandonados de quero-quero. Infelizmente não sobreviveram, mas consegui registrar algumas observações: só comem o que se movimenta; só bebem água se molham os pés nela; compartilham a presa abatida; quando a presa é grande, batem-na contra algo até a partirem, mas não comem os pedaços que não se mexerem; não ciscam e nem revolvem a terra, apertam o terreno para baixo e observam se algo se mexe; apreciam um terreno úmido, mas não alagado; se o terreno é desagradável, removem a presa para um local melhor; sua temperatura de conforto, quando filhotes, supera os 45º C no ambiente; lavam o bico na água quando está sujo de terra, areia ou barro. Já os sabiás não se incomodam em nidificar perto de movimento intenso, desde que estejam habituados; acostumam-se com os "vizinhos", conhecendo-lhes os hábitos; alimentam os filhotes mesmo quando estão fora do ninho. No caso em questão, entraram na gaiola aberta onde estavam os seus filhotes e continuaram os alimentando. Quando anoitecia, os filhotes eram recolhidos e, ao amanhecer, os pais "perseguiam-me" pelo pátio, com a vocalização de chamado, até que eu recolocasse a gaiola na árvore, e então eles retomaram a rotina de alimentar os filhotes. Dificilmente repetiam um alimento. Traziam, minhoca, mosca, pitanga, ração canina, uma coisa por vez, e sempre alternada. Filhotes muito novos recebem frutas sem caroço, já descaroçada no bico dos pais, e  os mais velhos recebem a fruta inteira. Já a cotorra de peito cinza dificilmente forma grupos de mais de 12. Essas aves alimentam-se mesmo em árvores baixas, mas uma sempre fica de sentinela, não se alimentando. Já as saíras, para alimentarem-se de frutas de casca dura, como laranja, valem-se da lesões previamente feitas nas frutas pelas moscas e outros insetos de frutas. Não vi furarem uma fruta que já não estivesse bichada. O ouriço caixeiro, para se alimentar, procura flores de hibisco, milho verde, morangos, pinhão, frutos de figueira, pistilos de flores de araçá ,flores de pata de vaca, frutos de jambolão, flores de maricá, mamão, coquinho.”

ENTREVISTA: Alexandre Monteverde
Cavalgada do Mar terá cartilha e equipe médico-veterinária permanente
Os participantes da Cavalgada do Mar de 2011 receberão uma cartilha com orientações sobre os cuidados com os cavalos e sua preparação. Além disso, haverá uma equipe formada por três médicos-veterinários acompanhando o percurso e a disposição gratuitamente. As novidades serão detalhadas pelo médico-veterinário Alexandre Monteverde durante a sessão Plenária do CRMV-RS na próxima segunda-feira (29), às 14h, na sede do Conselho, em Porto Alegre. A apresentação é aberta a todos os profissionais e estudantes interessados.

O que está sendo preparado para a próxima Cavalgada do Mar?
Uma equipe formada por três médicos-veterinários, contratada pela Fundação Cultural Cavalgada do Mar, estará disponível durante todo o período, 24 horas por dia, para prestar atendimento aos participantes gratuitamente. Além disso, haverá uma equipe de auxiliares veterinários e de ferradores. Também teremos uma farmácia ambulante para suprir com agilidade qualquer necessidade de medicamentos. Outra novidade serão palestras durante a Cavalgada, abordando temas como manejo alimentar e odontologia, que já estão confirmados.

Haverá também alguma orientação antes da Cavalgada?
Preparamos uma cartilha que será distribuída a todos os participantes, informando o que deve ser feito durante a preparação para a Cavalgada e como proceder durante o percurso. Também há orientação sobre a escolha do animal adequado para a atividade. Antes da Cavalgada os proprietários deverão providenciar o atestado sanitário dos animais. Se não apresentarem, deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o animal.


CURSOS E EVENTOS

Processo seletivo de residência médica-veterinária da Ulbra: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais e Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Inscrições e informações: www.ulbra.br, no link Especialização/Presencial.

Dermatologia; Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de felinos; Higiene e Inspeção em Produtos de Origem Animal; Vigilância Sanitária e Controle dos Alimentos; Manejo Produtivo de Bovinos; Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Bovinos - inscrições abertas. Cursos de 21/01/11 a 30/07/2012. Informações: 19 3797 6300 ou www.qualittas.com.br.

21º Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (PNCEBT), de 29/11 a 03/12, em Alegrete. Realização: Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). Informações e inscrições: www.ipvdf.rs.gov.br e 51 3481 3711.

Curso de atualização em ultrassonografia em animais de companhia, de 03 a 05/12, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3012 2023 / 9791 5023 ou veterinaria@tgseventos.com.br ou www.tgseventos.com.br.

Programa de Residência em Medicina Veterinária – inscrições abertas até 04/12. Informações: 34 3319 8787 ouwww.hvu.com.br.

Curso de atualização em eletrocardiograma em pequenos animais – inscrições até 06/12. Informações:www.equalis.com.br.

I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, de 06 a 10/12, em Belém (PA). Informações: www.iec.pa.gov.br.

Curso Manejo de Felinos Selvagens, dias 11 e 12/12, no Rio de Janeiro. Informações:http://www.sollarisambiental.com.br/ver-cursos-eventos/11.

32º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 27 a 30/04/2011, em Gioânia (GO). Informações: 62 3565 4608 ousecretaria@anclivepa2011.com.br.

Avesui 2011, de 17 a 19/05/2011, em Florianópolis (SC). Informações: 11 2118 3133 ou avesui@gessulli.com.br.

Zootec 2011, de 23 a 27/05/2011, em Maceió (AL). Informações: 82 3315 3922 ou www.zootec.com.br.

VIII Simpósio de bovinocultura de leite do alto uruguai e II Fórum nacional de lácteos, dias 28 e 29/06/2011, em Erechim (RS). Informações: 54 3321 5445 ou 9982 4991.



CONCURSOS

Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura. Vagas para coordenador do Projeto de Rede de Inovação Agrícola (Red-Sicta) e secretário-executio de Promecafe. Informações:http://www.iica.int/Esp/infoinstitucional/Paginas/empleo.aspx.

Medicina Veterinária
São Paulo
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Inscrições até 30/11. Editais no site www.usp.br/fzea. Inscrições: www.sistemas.usp.br/marteweb.

EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.

Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário