sábado, 6 de novembro de 2010

INFORMATIVO ONLINE - CRMV/RS

INFORMATIVO ONLINE Nº 434
SEMANA 30/10/2010 a  05/11/2010
O Mundo em Sintonia da próxima terça-feira (09) vai destacar a produção leiteira gaúcha. O programa de TV do CRMV-RS, com o apoio do Fundesa, vai ao ar às 22h, na TVE, com reapresentação aos domingos, às 13h.

SAÚDE PÚBLICA
CRMV-RS publica resolução que regulamenta programas de castração de cães e gatos
Os programas de esterilização cirúrgica de cães e gatos com a finalidade de controle populacional que envolvem instituições públicas têm uma nova regulamentação no Rio Grande do Sul. A Resolução nº 14 do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), publicada no Diário Oficial de quarta-feira (03), normatiza os procedimentos contraceptivos inseridos nas ações de educação em saúde, guarda responsável e esterilização que integram políticas em saúde pública e bem-estar dos animais e das pessoas. “Nosso objetivo é que essas ações tenham um caráter efetivamente educativo e colaborem para um mapeamento sobre a população canina e felina de rua, além de reduzir o número de animais abandonados”, ressaltou o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos, durante a entrevista coletiva realizada para a divulgação da resolução. A partir de agora, todas as campanhas de contracepção em cães e gatos promovidas por instituições públicas precisam de aprovação prévia do CRMV-RS.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
CRMV-RS promove seminários em Bagé na próxima semana
 
O CRMV-RS promove dois seminários na próxima semana em Bagé. Na quinta-feira (11), acontece o Seminário Sanidade Animal e Saúde Pública, a partir das 8h30 e com encerramento previsto para às 16h45. Na programação constam temas como a saúde dos touros, bem-estar animal, bovinocultura leiteira e leishmaniose (clique aqui para ver a programação). Já na sexta-feira (12), acontece o Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico, a partir das 8h30, encerrando-se às 14h30. A programação prevê palestras sobre ética, marketing profissional, perspectivas do mercado de trabalho, campos de atuação da Medicina Veterinária e Responsabilidade Técnica (clique aqui para ver a programação). Os dois eventos acontecem no Clube Caixeiral, na avenida Sete de Setembro, 1201. As inscrições antecipadas estão abertas até segunda-feira (8) no site www.crmvrs.gov.br, na seção Destaques. Os participantes devem doar um quilo de ração ou de alimento não perecível.

SANIDADE
Carne de animais abatidos no MS será destinada ao consumo no mercado interno
A carne dos animais abatidos pelo Ministério da Agricultura no Mato Grosso do Sul será destinada ao consumo interno. Os 1,6 mil bovinos foram apreendidos em um confinamento que utilizava ingredientes de origem animal na alimentação, o que é proibido em função do risco de transmissão da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB). A medida gerou debates em vários fóruns e listas de discussão na internet. Segundo o pesquisador Pedro Eduardo de Felício, de Campinas, em texto publicado no grupo Saúde Animal, não há risco no consumo da carne, mas o cérebro deverá ser encaminhado para análise e os ossos da coluna vertebral eliminados. “Cientificamente pode-se assegurar que a carne desses bovinos não oferece risco de EEB maior do que a de qualquer outro gado porque os príos infectam somente bezerras na fase em que começam a consumir ração e a evolução da doença é de alguns anos e não três ou quatro meses de confinamento”, diz.

SANIDADE
Erradicada no Brasil, peste bubônica ainda ocorre em alguns países
De 23 a 27 de novembro, pesquisadores de 13 países reuniram-se em Recife para o 10º Simpósio Internacional sobre Yersinia. A yersinia é a bactéria responsável pela peste bubônica (também conhecida como peste negra). Esta é a primeira vez que o evento ocorre na América do Sul. Atualmente, a doença está erradicada no Brasil, mas ainda há relatos de ocorrências em países africanos (Congo e Madagasgar respondem por 90% dos casos em humanos), na América do Sul, com relatos no Peru e Equador, e também nos Estados Unidos. A doença é transmitida ao ser humano por meio das pulgas dos ratos e de outros roedores. Uma das preocupações atuais é que a bactéria seja utilizada como arma biológica.

NATUREZA
Cegonha atingida por tiro é atendida em Cachoeira do Sul
O médico-veterinário Edson Salomão, de Cachoeira do Sul, tem em seu currículo profissional uma extensa trajetória de atendimento gratuito aos animais silvestres, buscando sua recuperação e posterior retorno à natureza. Nesta semana, o profissional nos envia o relato do atendimento a uma cegonha joão-grande.
“Esta cegonha joão-grande foi encaminhada pela Patrulha Ambiental de Cachoeira do Sul com a asa quebrada. O fazendeiro informou que ela tinha batido em um fio de luz. Foi operada e coloquei pinos. Ao fazer uma radiografia constatei que ela havia levado um tiro e então retirei varios balins, grãos de chumbo grandes da musculatura do peito. O atendimento de animais silvestres sem donos é feito gratuitamente em minha clinica. Após recuperados, são devolvidos a natureza na mesma região onde foram encontrados, sempre com o apoio da Patrulha Ambiental”

Participe também deste espaço. Envie sua contribuição com relatos sobre a observação de animais de vida livre em nosso estado, juntamente com uma fotografia, para o e-mail ouvidoria@crmvrs.gov.br.

AFTOSA
Estado realiza campanha de vacinação até o final do mês
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) iniciou na segunda-feira (1º), a segunda etapa de 2010 da campanha de vacinação contra febre aftosa. Até o dia 30 de novembro, bovinos e bubalinos com até 24 meses precisam receber o reforço da vacina. A distribuição pelo Governo do Estado das doses para os produtores rurais que possuem até 50 animais enquadrados no Pronaf já começou. Os criadores têm até o quinto dia útil após o final da campanha para procuar a Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de seu município e registrar o número de animais imunizados, sob pena de ser multado.

LEISHMANIOSE VISCERAL
Sistema CFMV/CRMVs realiza fórum técnico em Brasília
A leishmaniose visceral será tema de um fórum do Sistema CFMV/CRMVs dias 22 e 23 deste mês, em Brasília. Oevento é dirigido aos presidentes das autarquias estaduais e convidados, mas também terá transmissão ao vivo pela internet. Na programação estão previstas palestras para contextualização da doença nas Américas e Caribe e os desafios e expectativas do Brasil. Serão apresentadas também formas de manejo e controle do vetor e apresentação de casos sobre a difusão da doença. No segundo dia, serão discutidas informações sobre o diagnóstico, vacina, tratamento e aspectos legais nas ações de vigilância e controle do Programa de Leishmaniose Visceral Canina.

ASSOCIATIVISMO
Fiscais agropecuários de todo país criam união nacional
Representantes de todo o país reuniram-se no final de outubro, em Macéio, para promover a criação da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa). Foi formada comissão provisória encarregada de dar prosseguimento aos trâmites necessários para a fundação da entidade, que se propõe a destacar a importância deste profissional no contexto produtivo nacional. Em dezembro ou janeiro, a comissão provisória deve partircipar da reunião da Anffa Sindical, em Brasília, e no primeiro trimestre do próximo ano deve ocorrer nova assembleia para aprovação do estatuto.

PISCICULTURA
Produção de peixes em tanque rede é alternativa econômica para o Vale do Rio Pardo
Pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) instalaram, recentemente, dois tanques com alevinos em propriedades localizadas na região do Vale do Rio Pardo. A iniciativa faz parte do projeto de fomento a alternativas produtivas para agricultora familiar desenvolvidos em diversas regiões do estado. Segundo a coordenadora do projeto, Goreti Ranincheski dos Reis, as propriedades funcionarão como unidades demonstrativas. “A pesquisa está avaliando a produtividade do sistema”, explica. O trabalho é executado pela fundação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da Emater/RS-Ascar, Fetag, sindicatos e prefeituras.

ENTREVISTA: Carlos Flávio Barbosa da Silva
Controle populacional de cães e gatos envolve diversas órgãos do poder público
Profissionais ligados à área da saúde em órgãos federais, estaduais e municipais estiveram reunidos nesta quinta (4) e sexta-feira (5) durante o I Seminário Gaúcho de Controle Populacional de Cães e Gatos, promovido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em Porto Alegre. Também estiveram presentes representantes de outras áreas do setor público ligados ao tema do evento. O objetivo do evento foi discutir as responsabilidades sobre o controle populacional, possibilitando a elaboração de uma proposta de política pública para o estado. Conforme o médico-veterinário Carlos Flávio Barbosa da Silva, membro das comissões de Bem-Estar Animal e Saúde Pública do CRMV-RS, o tema não se limita à área da saúde, mas tem interface com diversas estruturas do setor público.

Qual é a problemática envolvida nesta discussão?
Precisamos definir qual é o papel da saúde frente ao controle populacional. Por isso, discutimos é o que o SUS e quais são outras áreas fora e dentro do setor público com responsabilidades nisso. O controle populacional é campo do meio ambiente pois envolve o manejo ecológico das espécies. A saúde pública tem o papel de defender a saúde do ser humano e a relação com o animal ocorre quando há ameaça às pessoas.

Qual é a área que deve se responsabilizar pelo controle populacional?
Há vários agentes envolvidos. O recolhimento dos animais em via pública é responsabilidade dos órgãos de trânsito; a polícia militar cabe atender aos maus-tratos, enfim, são vários entes do poder público. Queremos o reconhecimento das entidades para que cada uma assuma suas responsabilidades.

Qual é o principal problema relacionado ao controle populacional?
E preciso que se tenha o exercício da possa responsável. O problema não está no número de animais, mas na falta de controle da população e na ausência da responsabilidade pela guarda dos animais. Daí surgem as situações de abandono.


CURSOS E EVENTOS

Curso de diagnóstico por ultrassonografia na reprodução bovina e equina, de 08 a 13/11, em Salvador (BA). Informações: 71 9197 8092 ou jcamoura@ufba.br.

Evento de divulgação científica, técnicas e procedimentos para o tratamento de lesões ligamentares, tendíneas, articulares e ortopédicas através das céluas-tronco, dias 10 e 11/11, no Auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 9766 7271 ou joana@cellvet.com.br / www.cellvet.com.br.

III Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, de 10 a 12/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3721 9083 ou www.toxicologiaclinica2010.ufsc.br.

I Encontro Catarinense de Ensino em Medicina Veterinária e Zootecnia, dia 11/11, em Xanxarê (SC). Informações: 48 3232 7750 ou www.crmvsc.org.br.

Palestra sobre os cenários do mercado da carne suína e de cereais, dia 12/11, em Erechim (RS). Informações: 54 3321 5445 ou wvanz@uol.com.br.

4° Seminário Paranaense de Meliponicultura, de 12 a 14/11, na UFPR, Campus de Matinhos – PR. Informações e inscrições: www.meliponario.ufpr.br/movel.

I Simpósio de Hematologia e Hemoterapia Veterinária (Hemosim), dia 13/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 8033 ou www.hemosim.ufrgs.br.

Curso de Odontologia Equina, de 14 a 16/11, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.

Eurotier 2010 – o principal eventos internacional de zootecnia, de 16 a 19/11, em Hanôver-Alemanha. Informações:www.eurotier.de.

Avisulat 2010, de 17 a 19/11, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 3228 8844 ou www.avisulat.com.br.

Curso de ultrassonografia em bovinos e Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, de 17 a 19/11. Informações: 53 9144 2405 / 9946 6725 ou a.m.rassier@gmail.com / eduardo@lanceagronegocio.com.br.



CONCURSOS

Medicina Veterinária

Paraná
CRMV-PR - vagas para médico-veterinário. Inscrições até 19/11. Informações: www.crmv-pr.org.br.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.

Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário