sábado, 13 de novembro de 2010

INFORMATIVO ONLINE - CRMV/RS

INFORMATIVO ONLINE Nº 435
SEMANA 06/11/2010 a  12/11/2010
O Mundo em Sintonia da próxima terça-feira (16) vai destacar a gastronomia com carne suína. O programa de TV do CRMV-RS, com o apoio do Fundesa, vai ao ar às 22h, na TVE, com reapresentação aos domingos, às 13h.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Cerca de 200 pessoas debatem sanidade animal e saúde pública em Bagé
O Seminário de Sanidade Animal e Saúde Pública de Bagé reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais e estudantes de Medicina Veterinária, nesta quinta-feira (11) para debater sobre bem-estar animal, saúde dos touros e leishmaniose. O médico-veterinário e especialista em reprodução animal Silvio Menegassi mostrou os impactos socioeconômicos do exame andrológico, através de um estudo realizado com 6 mil vacas e que durou quatro anos. A médica-veterinária e especialista em bem-estar animal Rosângela Poletto Cattani uniu o conceito de bem-estar animal à prática, assim como os impactos desse tema no mercado (leia mais na entrevista abaixo). Outro assunto abordado no Seminário foi a situação atual da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no Rio Grande do Sul, tratado pela médica-veterinária e conselheira efetiva do CRMV-RS Margarete Paes Iesbich. “Hoje nós temos muito a aprender sobre a LVC dentro do nosso estado, pois se trata de uma zoonose muito recente”, explicou. No estado, 15 cidades estão em monitoramento. O evento foi organizado pelo CRMV-RS e Sociedade Bageense de Medicina Veterinária (Sobave), com apoio da Universidade Regional da Campanha (Urcamp). Os 145 quilos de alimentos não perecíveis doados pelos participantes foram repassados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA I
Seminário na região da Campanha também atrai grande público
O Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico realizado nesta sexta-feira (12) em Bagé também atraiu aproximadamente duas centenas de participantes, a exemplo do que ocorreu na véspera, no Seminário de Sanidade Animal e Saúde Pública. O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, abordou o tema ética. Já o conselheiro do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni falou sobre marketing e mercado de trabalho. A Responsabilidade Técnica foi abordada pelo chefe do setor de fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins. Foram arrecadados 120 quilos de alimentos, que serão repassados à Liga Feminina de Combate do Câncer do município.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA II
CRMV-RS debate responsabilidade técnica durante o Avisulat 2010
A responsabilidade técnica dos médicos-veterinários na avicultura, suinocultura e bovinocultura leiteira será debatida no painel organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) no Avisulat 2010, em Bento Gonçalves. O evento será realizado no dia 18, às 14h, no auditório SIPS. A programação prevê a participação de profissionais responsáveis técnicos dos segmentos avícola, suinícola e lácteo (clique aqui para ver toda a programação). Além disso, serão tratados os impactos civis e criminais na responsabilidade técnica. As inscrições antecipadas estão abertas até terça-feira (16), às 17h (clique aqui). O CRMV-RS também terá um estande para prestar atendimento aos participantes, além de promover o marketing profissional. O Avisulat 2010 - II Congresso Sul-Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, Feira de Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Máquinas e Implementos Agrícolas acontece de 17 a 19, no Centro de Eventos Fundaparque, em Bento Gonçalves.

ENSINO
UFRGS poderá exigir participação em aulas práticas com animais
Por unanimidade, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu provimento ao recurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reformando a sentença de primeiro grau e tornando obrigatória a participação do estudante de Ciências Biológicas Róber Bachinski nas aulas práticas com vivisecção de animais. A decisão foi publicada na segunda-feira (8) no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região. A sentença em primeira instância havia dado provimento à ação, considerando ser um direito do estudante não assistir às aulas por objeção de consciência e determinando à UFRGS que o dispensasse e disponibilizasse trabalhos alternativos em substituição. Auniversidade foi condenada ainda a pagar R$ 1 mil ao aluno, a título de danos morais. A UFRGS apelou contra a sentença no tribunal, sustentando que aulas práticas com uso de animais são permitidas conforme a Lei 6.638/79. Além disso, alegou que a decisão de primeiro grau afrontaria o princípio de isonomia da instituição de ensino. 

CELEBRAÇÃO
Rio Grande do Sul comemora 100 anos de ensino agrícola em Viamão
No domingo (7), mais de mil ex-alunos e convidados reunidos em Viamão comemoram o centenário da Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA), instituição que qualificou mais de 8 mil profissionais, muitos dos quais complementaram os estudos em cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, acompanhando o secretário-adjunto de Agricultura do Estado, médico-veterinário e ex-aluno da escola Ony Lacerda, prestigiou as comemorações que começaram com uma missa crioula e churrasco, e terminaram com a cerimônia dos 100 anos. A ETA, graças a qualificação da sua infraestrutura, do seu corpo de professores e da beleza natural que a cerca, alimentou, e ainda embala, o sonho principalmente de jovens vindos do meio rural, da pequena propriedade, para um futuro de esperanças, oportunidade que não teriam em suas localidades para aperfeiçoar os estudos e alcançar o tão almejado espaço na sociedade e, ao mesmo tempo, poder contribuir para o desenvolvimento econômico gaúcho.

MOBILIZAÇÃO
Fagundes conclama estudantes e profissionais a participarem da política
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, convocou os estudantes e profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia para uma profunda reflexão sobre a necessidade do maior envolvimento nas próximas eleições, considerando que a Medicina Veterinária precisa ter representantes nos  parlamentos estaduais e federal que defendam os interesses da profissão em benefício da sanidade animal, da saúde pública e do meio ambiente. Fagundes participou nesta segunda-feira (8), da abertura da 16ª Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Ulbra que se estendeu até quinta-feira (11), no campus da universidade, em Canoas. A extensa programação foi organizada pelo Centro Acadêmico da Medicina Veterinária da Ulbra/Canoas, com apoio da Coordenação do Curso e do CRMV-RS.

CIRURGIA
Guanaco do Zoo de Sapucaia passa bem após retirada de fixador externo
Um guanaco do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, que desde 15 de julho usava um fixador externo após ter fraturado o membro posterior direito, já caminha normalmente, livre do suporte. O exemplar, nascido no Zoo em 2004 passou bem pelos dois procedimentos (de colocação e retirada do fixador) efetuados  pela equipe do professor Marcelo Alievi, do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS, com a participação do  anestesista Alexandre Polydoro. As médicas-veterinárias Raquel Von Hohendorff e Maria do Carmo Both, assim como os  tratadores do Hospital  do Zoo, participaram de todo o processo. 

PROFISSÃO
Entidades intensificam mobilização contra Ato Médico
O Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) está liderando um movimento nacional contra a aprovação do projeto de lei (PL) que institui o Ato Médico, em tramitação no Senado. No entendimento da entidade, a alteração na legislação cria uma diferenciação entre as profissões e retira funções privativas de outras, entre as quais a Medicina Veterinária. O Fentas é contrário à tramitação em regime de urgência, explica a presidente do Simvet/RS, Maria Angélica Zollin de Almeida. “O PL fere os princípios e diretrizes do SUS, se contrapõe à Constituição Federal, bem como, cerceia os direitos da população e a autonomia das profissões, evidenciando flagrantes retrocessos na conquista do modelo de saúde multiprofissional, universal, igualitário e integral”, diz o material do Fentas. A solicitação da entidade é que sejam enviadas mensagens aos senadores expondo a contrariedade. Clique aqui para acessar o texto a ser enviado e a listagem de e-mails.

NATUREZA
Participe da campanha do CRMV-RS para coletar relatos sobre a observação de animais silvestres no Rio Grande do Sul. Envie sua contribuição, juntamente com uma fotografia, para o e-mail ouvidoria@crmvrs.gov.br.

ENTREVISTA: Rosângela Poletto Cattani
Brasil avança na adoção do bem-estar animal em sistemas de produção
O bem-estar animal é uma tendência internacional e uma ascendente demanda do mercado consumidor. A afirmação foi feita pela médica-veterinária e especialista em bem-estar animal Rosângela Poletto Cattani durante a palestra realizada durante o Seminário de Sanidade Animal e Saúde Pública de Bagé. Mudanças em sistemas de produção nos Estados Unidos, com a aplicação do bem-estar animal, elevaram de 5% a 7% a produção, sendo que poucos entendem sobre as práticas de criação animal e abate. Nos Estados Unidos somente de 2% a 3% da população tem conexão com a agricultura, fato que mostra a exigência da população com o bem-estar animal, como explica a especialista.

O que é o bem-estar animal?
O bem-estar animal é hoje a combinação do cumprimento das cinco liberdades dos animais: que não passem fome e sede, que tenham um lugar apropriado para descanso, atendimento médico-veterinário quando necessário e, além disso, que seja permitido ao animal realizar os comportamentos naturais da espécie. Então, a partir do momento que tu tens o cumprimento dessas necessidades o animal vai se encontrar num estado muito bom. O importante é que animal esteja bem fisicamente, psicologicamente e fisiologicamente. A combinação desses fatores é muito importante.

O que há de semelhanças e diferenças entre a adoção do bem-estar animal no Brasil e nos Estados Unidos?
Tenho notado que a resistência em adotar a prática do bem-estar animal tem se mostrado muito menor do que eu imaginava. Consigo ver a indústria animal brasileira menos resistente do que eu vejo a indústria animal nos Estados Unidos. Vejo iniciativas conjuntas do Ministério da Agricultura, juntamente com a indústria, para mudanças, enquanto que nos Estados Unidos estas mudanças ocorrem por meio da legislação. Transformações e iniciativas no Brasil estão acontecendo muito mais amigavelmente pela integração. Está havendo essa preocupação com o bem-estar e tem evoluído muito nos últimos anos. Cabe a nós, médicos-veterinários, explicarmos aos produtores, trabalhadores e comunidade em geral o que é o bem-estar animal e de que forma ele pode ser aplicado.


CURSOS E EVENTOS

Processo seletivo de residência médica-veterinária da Ulbra: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais e Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Inscrições e informações: www.ulbra.br, no link Especialização/Presencial.

I Simpósio de Hematologia e Hemoterapia Veterinária (Hemosim), dia 13/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 8033 ou www.hemosim.ufrgs.br.

Curso de Odontologia Equina, de 14 a 16/11, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.

Eurotier 2010 – o principal eventos internacional de zootecnia, de 16 a 19/11, em Hanôver-Alemanha. Informações:www.eurotier.de.

Avisulat 2010, de 17 a 19/11, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 3228 8844 ou www.avisulat.com.br.

Curso de ultrassonografia em bovinos e Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, de 17 a 19/11. Informações: 53 9144 2405 / 9946 6725 ou a.m.rassier@gmail.com / eduardo@lanceagronegocio.com.br.

Ciclo de Palestras da Veterinária – Formas de melhorar a produtividade na bovinocultura de corte, dia 22/11, em Alegrete (RS). Informações: 53 3242 8244 ou www.urcamp.tche.br.

Curso Intensivo de Ultrassonografia Abdominal e Pélvica em Cães e Gatos, de 22 a 30/11, em Ribeirão Preto(SP). Informações: www.recicle-ultrasomvet.com.br.

Pós-Graduação em Pecuária Leiteira, de 25/11 a 07/12, em Passo Fundo (RS). Informações: 31 3343 3800 / 9278 3800 ou posleite@rehagro.com.br / www.rehagro.com.br.

Especialização em Residência Médico-Veterinária – inscrições abertas até 26/11. Informações: 62 3521 1566 ouwww.vet.ufg.br.

I Curso em Anestesiologia em Pequenos Animais, dias 26 e 27/11, em Cruz Alta (RS). Informações: 55 3321 1600 ou www.unicruz.edu.br.

Curso Teórico e Prático sobre Odontologia Equina, de 26 a 28/11, em Piracaia (SP). Informações: 11 9814 6666 ouequicursos@hotmail.com.

20º Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, de 29/11 a 02/12, em Pelotas (RS). Realização UFPel. Informações:  53 3275 7312 / 7610 ou bitoxu@ig.com.br.




CONCURSOS

Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura. Vagas para coordenador do Projeto de Rede de Inovação Agrícola (Red-Sicta) e secretário-executio de Promecafe. Informações:http://www.iica.int/Esp/infoinstitucional/Paginas/empleo.aspx.

Medicina Veterinária
Paraná
CRMV-PR - vagas para médico-veterinário. Inscrições até 19/11. Informações: www.crmv-pr.org.br.

São Paulo
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Inscrições até 30/11. Editais no site www.usp.br/fzea. Inscrições: www.sistemas.usp.br/marteweb.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.

Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário