terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CRMV-RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 442

INFORMATIVO ONLINE Nº 442
SEMANA 18/12/2010 a 21/12/2010


EXPEDIENTE
CRMV-RS inicia período de férias coletivas
O CRMV-RS inicia nesta quarta-feira (22) o período de férias coletivas. O atendimento normal será retomado no dia 3 de janeiro, com exceção das secretarias regionais de Pelotas e Santa Maria, que reabrem em 10 e 20 de janeiro, respectivamente. Nos dias 22, 23, 27, 28, 29 e 30 haverá plantão de atendimento ao público na sede, em Porto Alegre, para recebimento de documentos e denúncias, sem realização de atividades administrativas, no horário de 8h às 11h30 e 12h30 às 15h.

LEISHMANIOSE VISCERAL
Sistema CFMV/CRMVs define posicionamento sobre a doença, tratamento e vacinação
O Sistema CFMV/CRMVs divulgou a Carta de Brasília, com posicionamentos a respeito da leishmaniose visceral. O documento, que pode ser acessado clicando aqui, faz um resumo a respeito da doença e a forma como tratada no país, além de destacar inovações desenvolvidas por agentes públicos e privados. Um dos principais trechos trata da eutanásia. “Até que se encontre um fármaco eficaz no tratamento da LV canina, a eutanásia continuará sendo a medida de controle preconizada para o reservatório canino, desde que tenha sido aplicado exames que não deixem duvidas quanto a positividade identificada”, diz a Carta de Brasília.

INTEGRAÇÃO
CRMVs gaúcho e paranaense realizam reunião administrativa
Estiveram reunidos na segunda-feira (20), na sede do CRMV-RS, em Porto Alegre, os presidentes dos CRMVs do Rio Grande do Sul e do Paraná e seus assessores. O objetivo foi uma troca de experiências a respeito dos enfrentamentos de problemas na gestão administrativa, levando em consideração que, de um ano para outro, aumenta de forma drástica a demanda de atividades e as exigências dos órgãos que promovem auditorias, sem que as autarquias estejam suficientemente preparadas para a repentina mudança. Essa adequação passa, na visão dos gestores, em um primeiro momento, pela necessidade da revisão da própria legislação vigente, e, em segundo, pela elaboração de estratégias para enfrentar a criação indiscriminada de novos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia nos dois estados. Para duas profissões, instalados ou em fase de instalação, somam 46 cursos. Ao término, foram tiradas sugestões que serão encaminhadas ao Sistema CFMV/CRMVs. Além disso, foi estabelecida a produção do volume 2 do Manual de Zoonoses, com a definição das doenças e seus possíveis autores. Foram escolhidas a Salmonelose, Listeriose, Histoplasmose, Hantavirose, Giardíase, Febre do Nilo, Escherichia Coli 0157, Escabiose, Doença de Chagas, Dermatofitose, Clostridiose Animal e Alimentar e Cisticercose/Hidatidose. O Manual de Zoonoses deverá estar pronto na segunda metade de 2011 e os artigos serão produzidos por médicos-veterinários dos CRMVs da Região Sul. 

COMUNICAÇÃO
Mais de 400 mil Informativos Online são enviados em 2010
Durante o ano de 2010, as 60 edições do Informativo Online do CRMV-RS foram enviadas para, aproximadamente, 7 mil assinantes, com uma média de leitura de 97%. No total, foram mais de 400 mil mensagens transmitidas pela internet com notícias vinculadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Uma inovação deste ano ocorreu durante a Expointer, com a cobertura diária das atividades da Casa do Veterinário e da principal feira agropecuária gaúcha. Ao longo do ano, também cresceu significativamente o número de assinantes, que passou de 6,5 mil em janeiro para 7,2 mil em dezembro.

RECURSOS HUMANOS
Palestrante aborda gestão do conhecimento para equipe do CRMV-RS
A qualificação permanente de recursos humanos nas empresas tem que estar na linha de frente no chamado mundo moderno, entendem os gestores das autarquias destinadas à fiscalização do exercício profissional. Convencidos dessa necessidade, os responsáveis pela gestão do CRMV-RS convidaram a administradora Lourdes Ritt, do Conselho de Administração (CRA/RS), para falar aos servidores e conselheiros, na tarde de quinta-feira (16), sobre a importância da gestão do conhecimento para as organizações. O convite faz parte da parceria que começa a florescer dentro do Fórum dos Conselhos Estaduais das Profissões Regulamentadas no estado, o que irá permitir que cada profissão possa dar sua parcela de contribuição para o aprimoramento de outras profissões em defesa dos interesses da sociedade como um todo. Lourdes ressaltou no início da sua exposição a necessidade de observarmos cenários: tecnológico, social, econômico e político, com uma visão de sustentabilidade. Frisou que os conhecimentos e a memória, no mundo que estamos vivendo, não podem ser escondidos ou dispersados, o que se tornou um grande desafio para as empresas. Isto só será possível com um trabalhador consciente e qualificado. 

FÁRMACOS
Deputados aprovam medicamento genérico veterinário
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou proposta que institui o medicamento genérico de uso veterinário e regulamenta seu uso. Foi aprovado o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 1089/03, do deputado Benedito de Lira (PP-AL). O texto do Senado traz pequenas alterações em relação à proposta aprovada na Câmara em 2004. Basicamente, os senadores estabeleceram os requisitos necessários ao registro desse tipo de remédio. Para isso, os fabricantes deverão comprovar, por exemplo, equivalência biológica e terapêutica em relação ao produto de referência. O substitutivo também determina que caberá ao Ministério da Agricultura fiscalizar o medicamento genérico de uso veterinário. O órgão deverá coletar amostras do produto na indústria e no comércio para confirmação da bioequivalência. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

ELEIÇÃO I
Rogério Kerber é reeleito na presidência do Fundesa
O Conselho Deliberativo do Fundesa, em assembleia geral, elegeu a diretoria e o conselho fiscal para o biênio 2011/2012. Foram reeleitos os Conselheiros Rogério Kerbes (Sips) e Carlos Sperotto (Farsul) para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. O conselho fiscal passa a ter a seguintes composição Elton Weber (Fetag), Valdecir Folador (Acsurs) e Luiz Fernando Pinedo Roman Ross (Asgav) como titulares, e Carlos Feijó (Sindilat), Paulo Ronaldo dos Santos (Sicadergs) e o Aristides Vogt (Sipargs), como suplentes. A posse da nova diretoria está marcada para 1º de fevereiro.

ELEIÇÃO II
Associados da Anclivepa/RS reelegem Alexandro Ayala na presidência
Os associados da Anclivepa/RS participaram de assembleia geral no dia 14 para eleição da nova diretoria, na qual concorria chapa única. O médico-veterinário Alexandro da Silva Ayala foi reeleito presidente. Os demais membros da nova diretoria são Rafael Souza Monteggia (vice-presidente), Claudia Batistela Scaf (tesoureiro), Melissa Aristimunha Adami (2º tesoureiro), Keli Cristiane Tolotti Ayala (1ª secretaria), Viviane Machado Pinto (diretor científico) e Eduardo Wolf de Lemos (diretor social). Para o conselho deliberativo, foram eleitos Amaury Régis de Moura (presidente), Hermes Raupp (vice-presidente), Fábio Elias Klein, Cristine Dossim Bastos Fischer e Adriana Wolf Wander (membros).

SANIDADE
Mapa reconhece propriedades gaúchas como livres de brucelose e tuberculose
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu 25 propriedades do município de Capitão, no Vale do Taquaria, como livres de brucelose e tuberculose. Essa foi a primeira certificação de fazendas que fazem parte do projeto Arroio do Meio, que envolve mais cinco municípios: Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro e Arroio do Meio. Atualmente, 153 propriedades localizadas em 13 estados possuem o status de livres de brucelose e tuberculose. São elas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. A região Sul destaca-se no número de fazendas livres, com 117, sendo 65 no Rio Grande do Sul, 37 no Paraná e 15 em Santa Catarina.

EQUINOS
Fundo para retirada das carroças é aprovado em Porto Alegre
Os vereadores de Porto Alegre aprovaram o projeto de lei complementar do Executivo (PLCE) que cria o Fundo para Implementação do Programa de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal (VTA) e Veículos de Tração Humana (VTH) e seu Conselho Gestor. A proposta foi aceita por unanimidade do plenário da Câmara. Conforme o prefeito José Fortunati, a proposta é justificável “em vista da necessidade de promover políticas públicas, para implementação do programa”. Pelo projeto, o fundo será constituído por diversas fontes de receitas e terá por objetivo proporcionar e gerenciar recursos e meios para o desenvolvimento e execução de políticas públicas, buscando oferecer aos trabalhadores e suas famílias acesso à educação, à capacitação, à formação profissional e à geração de renda, voltados à melhoria da qualidade de vida. Os recursos que comporão o fundo serão depositados em instituições financeiras oficiais em conta especial.

BALANÇO
Simvet/RS comemora resultados de 2010 e projeta ações para 2011
O Sindicato dos Médicos-Veterinários (Simvet/RS) encerra 2010 comemorando os resultados alcançados, como a realização de cursos de atualização profissional, formalização de convênios e parcerias para beneficiar os filiados e o aumento em 97% do quadro de associados. Para 2011, a diretoria do Simvet/RS projeta a segunda edição do Programa Novos Desafios e Novas Demandas para o Médico-Veterinário, com cursos de curta duração ao longo do ano. Além disso, foi firmada uma parceria com o Instituto Brasileiro de Veterinária (Ibvet) para a realização de quatro cursos de especialização, com duração de 18 meses e aulas nos finais de semana, uma vez ao mês.


OUVIDORIA RESPONDE
Onde encontro informações sobre a prescrição de antibióticos, diante da nova regra da Anvisa?

O chefe do Setor de Fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins, responde:

"Todas as informações necessárias para a prescrição de antimicrobianos por médicos, médicos-veterinários e cirurgiões dentistas está disponibilizada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (www.anvisa.gov.br). Os médicos-veterinários devem seguir as determinações da RDC Anvisa 44/2010, mediante a utilização do receituário controle especial constante no anexo XVII da Portaria Anvisa 344/98, que pode ser confeccionado e impresso pelo próprio profissional. A legislação citada também está disponibilizada no mesmo site.   


CURSOS E EVENTOS

Processo seletivo de residência médica-veterinária da Ulbra: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais e Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Inscrições e informações: www.ulbra.br, no link Especialização/Presencial.

Clínica Médica de animais de companhia – Curso de Férias, com data a confirmar, em Porto Alegre e Santa Maria (RS). Informações: 0800 725 63 00 ou www.qualittas.com.br.

Residência em Medicina Veterinária – inscrições abertas até 23/12. Informações: 53 3275 7506 ouhttp://wp.ufpel.edu.br/hcv.

Curso de Boas Práticas de Fabricação para Alimentação Animal, dias 18 e 19/01/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 9655 3565 / 8162 3901 ou www.agroqualita.com.br.

Dermatologia, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de felinos; Higiene e Inspeção em Produtos de Origem Animal; Vigilância Sanitária e Controle dos Alimentos; Manejo Produtivo de Bovinos; Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Bovinos - inscrições abertas. Cursos de 21/01/11 a 30/07/2012. Informações: 19 3797 6300 ou www.qualittas.com.br.

Curso de Especialização – Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária (UFPR) – incrições abertas até 28/01/2011. Informações: 41 3350 5663 ou www.treinamentoveterinaria.webs.com.

Curso de Reprodução Equina, de 28 a 30/01/2011, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 oupmahfuz@gmail.com.

32º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 27 a 30/04/2011, em Gioânia (GO). Informações: 62 3565 4608 ousecretaria@anclivepa2011.com.br.

Avesui 2011, de 17 a 19/05/2011, em Florianópolis (SC). Informações: 11 2118 3133 ou avesui@gessulli.com.br.

Zootec 2011, de 23 a 27/05/2011, em Maceió (AL). Informações: 82 3315 3922 ou www.zootec.com.br.

VIII Simpósio de bovinocultura de leite do alto uruguai e II Fórum nacional de lácteos, dias 28 e 29/06/2011, em Erechim (RS). Informações: 54 3321 5445 ou 9982 4991.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07/2011, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07/2011, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10/2011, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.




CONCURSOS

Medicina Veterinária e Zootecnia
Pará
Universidade Federal do Pará – inscrições até 27/12 (classe de adjunto), 04/02 (classe de assistente) e 05/03 (classe de auxiliar. Informações http://www.ceps.ufpa.br.




Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Juliano Ramos
Foto: Divulgação e Horst Knak/Agência Ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário