terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Donos também optam por dieta vegana para animais de estimação

Adeptos do veganismo, que não comem carne nem consomem produtos de origem animal, como leite e ovos, têm usado o mesmo tipo de dieta para alimentar seus bichinhos.
No Brasil já existe ração feita com vegetais, porém apenas uma marca que produz ração 100% vegetariana para cães, cujo preço é equivalente ao da de carne.
Na América do Norte, a Vegan Dog Nutrition Association é um grupo que defende a adoção do veganismo na dieta dos cães. O responsável, o especialista em comportamento animal James O'Hear, alerta que a dieta precisa conter todos os requisitos nutricionais. "Não diria que é melhor para o bicho, mas sim que não é pior. Certamente é melhor para os outros animais, que seriam mortos para servirem de comida."
Para a veterinária do Hospital Veterinário Pet Care Carla Alice Berl, a dieta vegana vai contra a natureza dos pets. "Não temos o direito de humanizar o bicho, mudar sua fisiologia." Carla diz que, suprindo a necessidade de proteína, a dieta vegana não faz mal. Para gatos, porém, ela descarta: "Eles são 100% carnívoros".
Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 20/12/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário