sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

INFORMATIVO ONLINE - CRMV/RS

INFORMATIVO ONLINE Nº 439
SEMANA 27/11/2010 a  03/12/2010
Na próxima terça-feira (07), às 22h, na TVE, o Mundo em Sintonia irá abordar a leptospirose e a relação dos proprietários com seus cães. O programa de TV é realizado pelo CRMV-RS, com o apoio do Fundesa. A atração é reapresentada aos domingos, às 14h.

FÉRIAS COLETIVAS
O CRMV-RS terá férias coletivas no período de 22 a 31/12, retomando o atendimento na sede e nas secretarias regionais às 8h de 3 de janeiro de 2011.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Seminário reúne 76 participantes em Santa Maria
O CRMV-RS realizou na sexta-feira (26), mais uma edição do Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico, em Santa Maria, com a participação de 76 pessoas, entre profissionais e estudantes. A atividade de qualificação profissional e educação continuada contou com palestras sobre ética, marketing profissional, perspectivas do mercado de trabalho, campos de atuação da Medicina Veterinária e Responsabilidade Técnica. Foram recolhidos 34 quilos de alimentos e 14 quilos de ração, doados a entidades do município.

ANUIDADE
Carnês são enviados para os profissionais inscritos no CRMV-RS
Os carnês para pagamento da anuidade 2011 já foram enviados para os médicos-veterinários, zootecnistas e empresas inscritos no CRMV-RS. O pagamento integral da anuidade pessoa física até 31 de janeiro tem desconto de 10%. Os profissionais também podem optar pelo pagamento parcelado, sem o desconto, com vencimento no final dos meses de janeiro, fevereiro e março, ou integralmente, em 31 de março. Os profissionais e empresas que não receberem seu carnê nos próximos dias devem entrar em contato com o CRMV-RS.

MEDICAMENTOS
CRMV-RS cria comissão para tratar do receituário médico-veterinário
O CRMV-RS, em sua última Sessão Plenária, realizada na segunda-feira (29), aprovou a criação da Comissão Pró-Receituário Médico-Veterinário. O grupo, formado por médicos-veterinários professores de farmacologia, dará atenção especialmente ao uso indiscriminado de antibióticos e outros produtos químicos que deixam resíduos nos alimentos de origem animal, em defesa da saúde pública e dos animais. Além disso, a Comissão terá o apoio de uma série de consultores ad hoc dos cursos de Medicina Veterinária do estado e de outros profissionais que estejam envolvidos com a utilização e o estudo de produtos veterinários. O convite fica aberto a todo profissional que desejar colaborar com o Conselho, trazendo seu conhecimento e experiência sobre esse assunto complexo.

BOVINOCULTURA I
ABHB encerra atividades do ano e realiza entrega de prêmios
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), presidida pelo produtor rural Fernando Lopa, celebrou o encerramento das atividades deste ano na quinta-feira (02). No ato, foram entregues prêmios e reconhecimentos à imprensa e a criadores que se destacaram em 2010. Compareceram inúmeras autoridades do Rio Grande do Sul, além da presença do governador eleito de Santa Catarina e uma delegação do Uruguai. Na entrega de prêmios, o CRMV-RS esteve representado por seu presidente e vice-presidente.

BOVINOCULTURA II
ABA inaugura nova sede no centro de Porto Alegre
A Associação Brasileira de Angus (ABA), presidida pelo engenheiro agrônomo e pecuarista Joaquim Francisco de Assumpção Mello, inaugurou sua nova sede no centro de Porto Alegre na quarta-feira (01), obtida graças a cotização de recursos de sócios e empresas. A sede, além do conforto que oferece ao trabalho da Associação, permite observar uma vista panorâmica sobre o Rio Guaíba e suas ilhas, o que torna o ambiente bastante acolhedor e agradável para o trabalho. O CRMV-RS esteve na inauguração representado pelo seu presidente.

RAIVA
Ministério da Agricultura publica nota técnica com orientações sobre vacina
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou uma nota técnica relatando os procedimentos adotados para averiguar as ocorrências relacionadas ao uso da vacina Rai-Pet no país. O documento apresenta resultados de testes realizados e as medidas tomadas. A nota técnica também informa qual o destino que estados e municípios devem dar às doses e como irá ocorrer a substituição (clique aqui para ler a nota técnica).

LAZER
Fundação Cavalgada do Mar detalha novidades para a edição de 2011
Na Sessão Plenária nº 506 do CRMV-RS, na segunda-feira (29), aberta ao público, o médico-veterinário Alexandre Monteverde, responsável técnico da Fundação Cultural Cavalgada do Mar, ministrou palestra sobre os procedimentos técnicos para realização da Cavalgada do Mar 2011. Acompanhavam o médico-veterinário, o vice-presidente da entidade, Sérgio Paulo Hoffmann Porto, o 1º tesoureiro, Anderson Batista Urbim. Participaram também os presidentes da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária e da Sociedade de Veterinária. Na exposição e nos debates foram ressaltados os principais objetivos: divulgar a cultura gaúcha; estimular o turismo equestre; fomentar alternativas de lazer; estimular o comércio de animais e insumos etc. Foram destacadas preocupações com bem-estar, normas de segurança e, naturalmente, com a preparação atlética e saúde do cavalo. Para assegurar esses objetivos serão contratados médicos-veterinários para o evento. A visão dos veranistas a respeito da cavalgada, já que deverá acontecer no mês de janeiro, foi bastante discutida entre conselheiros e convidados. A cavalgada deve reunir 3 mil participantes.

LITERATURA
Huldo Cony lança livro com colunas publicadas no Correio do Povo
O professor e acadêmico Huldo Cabral Cony lança na próxima sexta-feira (10) o livro Consultório Veterinário, compilação de artigos publicados ao longo de 20 anos no jornal Correio do Povo Rural. O lançamento é uma promoção da Academia Riograndense de Medicina Veterinária e está marcado para às 10h30, no auditório Adriana Pereira Druck, na sede do CRMV-RS. Em seguida haverá um almoço por adesão. Informações podem ser obtidas pelo e-mailacademiamedvet.rs@gmail.com e telefone 51 3344 8210.

AFTOSA
Mapa autoriza prorrogação da vacinação em cinco estados
A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada no Amazonas, Mato Grosso e em quatro municípios do Acre até 15 de dezembro. No Mato Grosso do Sul, o prazo foi estendido até 25 de dezembro na zona de alta vigilância. No Rio Grande Sul, a campanha teve autorização para seguir até o dia 10 apenas em municípios que enfrentaram atrasos na logística de disponibilidade de vacinas. “As vacinas chegaram depois da metade da campanha em alguns municípios. E essa é uma área que concentra grande número de pequenas propriedades”, informa o chefe do Serviço de Saúde Animal no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini. A campanha deveria ter terminado no dia 30.

REENCONTRO
Formandos de 1970 da UFRGS reúnem-se em almoço
No dia 23 de novembro, reuniram-se os médicos-veterinários da turma ATMV-70 da Faculdade de Veterinária da UFRGS. O evento, de iniciativa de Carlos Quintana da Rosa, ocorreu na Sociedade Libanesa, em Porto Alegre, e teve a presença de 26 dos 47 formandos alguns dos quais não se viam desde a data da formatura. Um pouco vacilantes até o reconhecimento recíproco, a lembrança dos tempos de estudantes universitários, dos almoços no RU e da Casa do Estudante acabou por provocar uma animada confraternização. Além dos porto-alegrenses, estiveram presentes profissionais que vivem no interior do estado, Santa Catarina, Paraná, Brasília e Rio de Janeiro. O comendador e acadêmico honorário da Academia Riograndense de Medicina Veterinária (Arimeve), professor Cláudio Martins Real, e o acadêmico e professor Huldo Cony, respectivamente paraninfo e professor homenageado da turma de formandos, prestigiaram o evento. A expectativa manifestada pelos presentes é que os encontros sejam mais frequentes, se possível a cada ano.

NATUREZA
Casal de graxaim-do-campo recebe atendimento especializado

Dentro da campanha lançada pelo CRMV-RS para coletar relatos sobre a fauna gaúcha, publicamos nesta semana a contribuição do médico-veterinário Edson Luiz Salomão, de Cachoeira do Sul.

“Envio a foto de um casal de graxaim-do-campo (Pseudalopex gymnocercus) que foram encaminhados pela Patrulha Ambiental de Cachoeira do Sul até minha clinica. O macho tinha fratura de fêmur e a fêmea apresentava uma fratura de úmero e um dente quebrado. Foram agredidos por caçadores no interior de Cachoeira do Sul e um cidadão os encontrou agonizando. Foi feito soro endovenoso, raio-x e cirurgia para redução das fraturas. Após retirados os pinos, os animais foram devolvidos à natureza. Tivemos o cuidado de evitar ao máximo o contato com humanos e a alimentação foi o mais natural possível, com pássaros, ratos, vísceras e frutas para terem mais chances de sobreviver. Ficaram muito bem após o tratamento.”

Participe também deste espaço. Envie sua contribuição com relatos sobre a observação de animais de vida livre em nosso estado, juntamente com uma fotografia, para o e-mail ouvidoria@crmvrs.gov.br.

OUVIDORIA RESPONDE
Qual é uma das principais responsabilidades do médico-veterinário em relação a sua profissão?
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, responde:
“Pela Resolução Nº 722 do CFMV, de 16/08/2002 (publicado no DOU em 16/12/2002), e que aprovou o atual Código de Ética do Médico Veterinário, dividido em 27 capítulos e com 50 artigos, de acordo com  o art. 6º (Capítulo II) - Dos Deveres Profissionais, é de "combater o exercício ilegal da Medicina Veterinária denunciando toda violação às funções específicas que ela compreende, de acordo com o art. 5º da Lei nº 5.517/68, que trata da competência privativa do médico-veterinário. Portanto, essa é uma responsabilidade de todos e, caso deixe de denunciar, estará cometendo grave falta ética.”

ENTREVISTA: Renato Kreimeier
Jovens precisam de alternativas de produção para permanecer no campo
Assistência técnica, programas de incentivo, remuneração justa pela produção e investimentos com excelentes perspectivas de futuro foram observadas em estudo feito pelo especialista em gestão de cooperativas Renato Kreimeier como razões que ajudam a manter os jovens no meio rural. O crescimento da participação de associados jovens no quadro social da Cooperativa Languiru foi seu objeto de estudo. Assim, o trabalho identificou as razões do aumento da participação de associados jovens no quadro social da organização, como mostra o especialista.

Como surgiu a ideia de desenvolver este projeto?
O projeto surgiu a partir do momento que observamos que muitos jovens estavam se associando à cooperativa. Nesse contexto surgiu a ideia de estudar o motivo pelo qual os jovens estavam voltando às propriedades rurais ou ficando na propriedade do pai para trabalhar na atividade do agronegócio, no leite, no frango e no suíno. Diante disso, fizemos a pesquisa e comprovamos com dados que os filhos dos produtores estavam ficando na atividade junto com a família. Não temos êxodo rural na Cooperativa Languiru, em 20 municípios de atuação e mais de 4 mil associados.

Na sua opinião, por qual motivo os jovens saem das propriedades rurais contribuindo com o êxodo rural?
O produtor precisa de uma alternativa viável para a produção, que ele tenha uma renda fixa garantida e, de preferência, mensal. Se ele trabalha numa indústria ele tem um uma renda mensal. O leite, que é objeto dessa pesquisa, propicia que o produtor tenha uma receita mensal, semelhante a um salário. O frango e o suíno também proporcionam ganho fixo, diferentemente do grão. Para o jovem ficar no campo, ele precisa de alternativas de produção que garantam receita. Hoje temos muitos bons exemplos de cooperativas e empresas privadas que atraem os jovens com alternativas de produção, para que ele tenha renda. Isso é um processo que está crescendo nos últimos tempos.

CURSOS E EVENTOS

Residência em Clínica e Cirurgia de Equinos (seleção de veterinários recém formados), em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3241 7925 ou henrique@pampacomercial.com.br.

Processo seletivo de residência médica-veterinária da Ulbra: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais e Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Inscrições e informações: www.ulbra.br, no link Especialização/Presencial.

Clínica Médica de animais de companhia – Curso de Férias, com data a confirmar, em Porto Alegre e Santa Maria (RS). Informações: 0800 725 63 00 ou www.qualittas.com.br.

Curso de atualização em eletrocardiograma em pequenos animais – inscrições até 06/12. Informações:www.equalis.com.br.

I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, de 06 a 10/12, em Belém (PA). Informações: www.iec.pa.gov.br.

VIII Encontro Cepan – A produção voltada para o mercado, dia 08/12, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6586 ou www.ufrgs.br/cepan.

Curso Manejo de Felinos Selvagens, dias 11 e 12/12, no Rio de Janeiro. Informações:http://www.sollarisambiental.com.br/ver-cursos-eventos/11.

Curso de Cirurgias de tecidos moles em pequenos animais, de 16 a 18/12, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ou www.cptcursospresenciais.com.br.

Curso Prático de Cirurgia em Animais de Produção, de 17 a 19/12, em Presidente Bernardes (SP). Informações: 18 9774 1122 ou www.ctveterinario.com.br.

Primeiros socorros em bovinos, de 17 a 19/01/2011, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 oupmahfuz@gmail.com.

Curso de Inseminação Artificial em ovinos, de 18 a 20/12, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ouwww.cptcursospresenciais.com.br.

Curso de emergências e prontoatendimento em pequenos animais, de 19 a 21/12, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ou www.cptcursospresenciais.com.br.

Dermatologia, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de felinos; Higiene e Inspeção em Produtos de Origem Animal; Vigilância Sanitária e Controle dos Alimentos; Manejo Produtivo de Bovinos; Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Bovinos - inscrições abertas. Cursos de 21/01/11 a 30/07/2012. Informações: 19 3797 6300 ou www.qualittas.com.br.

Curso de Especialização – Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária (UFPR) – incrições abertas até 28/01/2011. Informações: 41 3350 5663 ou www.treinamentoveterinaria.webs.com.

32º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 27 a 30/04/2011, em Gioânia (GO). Informações: 62 3565 4608 ousecretaria@anclivepa2011.com.br.

Avesui 2011, de 17 a 19/05/2011, em Florianópolis (SC). Informações: 11 2118 3133 ou avesui@gessulli.com.br.

Zootec 2011, de 23 a 27/05/2011, em Maceió (AL). Informações: 82 3315 3922 ou www.zootec.com.br.

VIII Simpósio de bovinocultura de leite do alto uruguai e II Fórum nacional de lácteos, dias 28 e 29/06/2011, em Erechim (RS). Informações: 54 3321 5445 ou 9982 4991.



CONCURSOS


Medicina Veterinária e Zootecnia
Pará
Universidade Federal do Pará – inscrições até 27/12 (classe de adjunto), 04/02 (classe de assistente) e 05/03 (classe de auxiliar. Informações http://www.ceps.ufpa.br.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.

Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Foto: Divulgação, Horst Knak/Agência Ciranda e Ivan de Andrade/Seappa

Nenhum comentário:

Postar um comentário