terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aparelho portátil detecta vírus em 35 minutos


Testes realizados comprovaram eficácia deste "micro-laboratório"

2011-02-13
Aparelho pode ser adaptado para detectar vários vírus
Aparelho pode ser adaptado para detectar vários vírus
Um artigo publicado na revista  “Lab on a Chip”revelou a criação de um pequeno dispositivo portátil capaz de detectar vírus em apenas 35 minutos e que tem potencial para salvar milhões de vidas, sobretudo nos países que dispõem de poucos laboratórios clínicos. 

O aparelho, desenvolvido no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura, incorpora a mais avançada tecnologia para a detecção de vírus em tempo real. Trata-se da reacção em cadeia da polimerase (PCR), que cria e multiplica  cópias de ADN complementar do RNA viral, misturando-as com um corante fluorescente. 

As diferenças subtis na intensidade da fluorescência reflectem a presença e a quantidade do RNA viral, o que permite identificar o vírus e ainda detectar a sua concentração.
Apesar da eficácia desta técnica, os aparelhos convencionais de PCR são de grandes dimensões, precisam de ser instalados em laboratórios e comportam grandes custos. Mas os  investigadores de Singapura conseguiram minimizá-los e fazer com que coubessem na palma de uma mão e funcionassem a pilhas, através do recurso a micro-chips  e à substituição dos lasers e os fotomultiplicadores por LED's. 

"O dispositivo de detecção já está pronto para ser utilizado e pode ser adaptado para detectar vários vírus",afirmou Juergen Pipper, um dos autores deste projecto. 

Os testes realizados comprovaram que o dispositivo conseguiu detectar o vírus da gripe aviária em apenas  35 minutos. À mais-valia da sua rapidez, junta-se o baixo custo deste “micro-laboratório”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário