Testes realizados comprovaram eficácia deste "micro-laboratório"
2011-02-13
Um artigo publicado na revista “Lab on a Chip”revelou a criação de um pequeno dispositivo portátil capaz de detectar vírus em apenas 35 minutos e que tem potencial para salvar milhões de vidas, sobretudo nos países que dispõem de poucos laboratórios clínicos.
O aparelho, desenvolvido no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura, incorpora a mais avançada tecnologia para a detecção de vírus em tempo real. Trata-se da reacção em cadeia da polimerase (PCR), que cria e multiplica cópias de ADN complementar do RNA viral, misturando-as com um corante fluorescente.
As diferenças subtis na intensidade da fluorescência reflectem a presença e a quantidade do RNA viral, o que permite identificar o vírus e ainda detectar a sua concentração.
Apesar da eficácia desta técnica, os aparelhos convencionais de PCR são de grandes dimensões, precisam de ser instalados em laboratórios e comportam grandes custos. Mas os investigadores de Singapura conseguiram minimizá-los e fazer com que coubessem na palma de uma mão e funcionassem a pilhas, através do recurso a micro-chips e à substituição dos lasers e os fotomultiplicadores por LED's.
"O dispositivo de detecção já está pronto para ser utilizado e pode ser adaptado para detectar vários vírus",afirmou Juergen Pipper, um dos autores deste projecto.
Os testes realizados comprovaram que o dispositivo conseguiu detectar o vírus da gripe aviária em apenas 35 minutos. À mais-valia da sua rapidez, junta-se o baixo custo deste “micro-laboratório”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário