quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Missão europeia avalia como transparente e positivo sistema de defesa sanitária do país



Técnicos começaram nessa terça trabalho de vistoria das condições sanitárias de quatro Estados


Os inspetores da União Européia (UE) que visitaram nessa terça, dia 8, as primeiras unidades produtoras de aves para exportação no Rio Grande do Sul consideraram “transparente e positivo” o sistema oficial de defesa sanitária no Estado. A vistoria também avaliará as condições sanitárias de frigoríficos e granjas de criação em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Na sede do frigorífico Mabella, em Caxias do Sul, a auditoria na linha de abate de perus e na documentação de licenciamento sanitário da empresa durou mais de sete horas. O frigorífico, que processa cerca de 30 mil perus por dia, é um dos nove exportadores gaúchos para a UE. No ano passado, vendeu cerca de US$ 200 milhões ao bloco entre aves in natura e cortes especiais.

Os dois técnicos europeus inspecionaram, pela manhã, uma granja de desenvolvimento de perus na localidade de Forqueta, distrito de Caxias do Sul. O foco dos auditores — um lituano e outro eslovaco — é avaliar o sistema oficial de defesa sanitária e de inspeção mantidos pelo Ministério da Agricultura para as plantas exportadoras.

Depois da visita, que se estende até sexta-feira, os inspetores elaboram, em cerca de dois meses, um relatório técnico sobre a missão e encaminham o resultado para o Ministério da Agricultura. 

ZERO HORA
http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&id=3203094&action=noticias&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário