terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pecuaristas passarão a ser tratados de maneira igualitária com decisão da OIE


08/02 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou, nesta sexta-feira (04.02), o Estado do Mato Grosso Sul como área livre da febre aftosa, determinando o fim da ZAV (Zona de Alta Vigilância).

A ZAV abrangia os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas.

O fim da ZAV, não significa o fim das vistorias feitas pelo IAGRO, elas continuarão para orientar os pecuaristas em relação às mudanças das práticas com o rebanho, para erradicação da febre aftosa no estado.

O mais importante é que os pecuaristas voltaram a serem tratados de maneira igual, podendo exportar e conseguir melhores preços para o seu rebanho.

”Além de parabenizar o governador André Puccinelli que agiu com rigor e firmeza nesse período critico de existência da ZAV’s, destacamos o trabalho da secretária Teresa Cristina no seu esforço, também, para o fim desse processo.” comenta Marisvaldo Zeuli, Presidente do sindicato rural de Dourados.

O estado economizará, com esta decisão, mais de 80 milhões por ano, recurso esse que eram aplicados nas atividades de controle sanitário na zona de fronteira entre o Paraguai e a Bolívia.

Antonio Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário