terça-feira, 15 de março de 2011

Cadernos de Saúde Pública disponível no Portal ENSP



ENSP, publicada em 14/03/2011
volume 27, fascículo 2, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no Portal ENSP. O editorial traz uma reflexão sobre qual é a agenda para o combate à discriminação no SUS. O artigo de revisão discute a prematuridade como fator de risco para pressão arterial elevada em crianças, enquanto os artigos de pesquisa tratam dos temas saúde infantil, mortalidade, nutrição, medicamentos, doenças crônicas, assistência e serviços de saúde, neoplasias, entre outros. 

Nesta edição, a pesquisadora Marília Sá Carvalho, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP (Demqs), assina, junto com Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Enirtes Caetano Prates Melo, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Rejane Sobrino Pinheiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Cláudio Pompeiano Noronha, do Instituto Nacional do Câncer, o artigo Acesso à assistência oncológica: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações e dos atendimentos ambulatoriais. O caso do câncer de mama

Na mesma edição, os pesquisadores da ENSP Iuri da Costa Leite, Letícia de Oliveira Cardoso e Luciana Correia Alves assinam o artigo Uso do método Grade of Membership na identificação de perfis de consumo e comportamento alimentar de adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil, em parceria com os autores Inês Rugani Ribeiro de Castro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; e Carla Jorge Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Na seção Resenhas, a atual edição do CSP traz artigos dos pesquisadores Sergio Rego, do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP), intitulado O médico e suas interações: a crise dos vínculos de confiança; e do pesquisador do Demqs, José Verani, sobre Vacina antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens, 1808-1920

Cadernos de Saúde Pública 

O CSP é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. A revista destina-se à divulgação de artigos originais no campo da Saúde Pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para mais informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.


Fonte: Cadernos de Saúde Pública (CSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário