quinta-feira, 24 de março de 2011

Secretário da Agricultura do RS aprova ampliação do projeto piloto de controle de brucelose e tuberculose


O Projeto Piloto de controle e erradicação de Brucelose e Tuberculose, implantado em seis municípios gaúchos do Vale do Taquari, poderá se transformar em Programa Estadual. O assunto foi debatido pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, na tarde desta segunda-feira (21), em Porto Alegre/RS, com representantes da cadeia leiteira e de corte. As atividades em solo gaúcho, inéditas no Brasil, visam certificar as propriedades rurais em livres das doenças e, consequentemente, auferir melhor renda ao produtor.


Mainardi aprovou a ampliação do projeto e ressaltou que está sendo feito um trabalho de informatização referente à rastreabilidade dos animais. “Pretendemos criar um banco de dados do rebanho de todo o Rio Grande do Sul, por meio da implantação de um chip em cada exemplar, num processo de georreferenciamento das propriedades. Trata-se de um programa que temos condições de implantar porque ajuda a diminuir o abate clandestino e o abigeato”, ressaltou o Secretário.

Segundo o promotor Paulo Estevão Araújo, de Arroio do Meio, o Projeto Piloto começou a ser pensado quando um produtor buscou o Ministério Público para falar da constatação de que 60% de seu rebanho estava contaminado. Então, o MP procurou informações e auxílio da Univates, depois Fundesa, secretarias municipais e estadual Mapa, dando início às atividades. Atualmente, o projeto está em fase final, com algumas das 2.700 propriedades de sete municípios da região já certificadas. O trabalho abrange os municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro.

Pelos estudos, 1% do rebanho deve apresentar exame positivo para brucelose e cerca de 120 mil exemplares para tuberculose. Atualmente, cada animal analisado – passa por três testes - ganha um brinco para identificação e controle do processo. Luiz Fernando Mainardi acredita que esse projeto deve ser transformado em programa a ser inserido no de modernização e informatização. “Precisamos incorporar esse projeto no de modernização do sistema como um todo, enviado ao Banco Mundial e BNDES em busca de subsídios”, declarou o Secretário.

Segundo ele, a organização de todo o processo significa cerca de 500 mil bovinos a mais abatidos na legalidade. “Só daí, disse, teremos o pagamento do investimento feito no programa”. O Projeto Piloto Micro-região Vale do Taquari é realizado em acordo com a metodologia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.

Participaram da reunião os presidentes do Fundesa, Rogério Kerber; do Conselho Técnico Operacional de Pecuária de Corte, Fernando Adauto;do Conselho Técnico Operacional da Pecuária Leiteira, Jorge Luiz; do Sindilat, Carlos Marcílio Feijó, o representante do Mapa, Jorge Meana; secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini e o coordenador do Projeto Piloto, Oreno Ardêmio Heineck, além dos diretores do DPA, Eraldo Marques e geral da Seapa, Cláudio Fioreze.

Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA
(51) 3288-6211

Nenhum comentário:

Postar um comentário