sexta-feira, 1 de abril de 2011

Agenda Fiocruz: de 4 a 8 de abril de 2011

SEGUNDA-FEIRA: 4/4

Abertura do ano letivo no Instituto Fernandes Figueira 2011: Saúde da criança e da mulher – principais desafios para o SUS. Por José Gomes Temporão, professor da Ensp e ex-ministro da Saúde.
Horário: 10h
Local: anfiteatro A do Centro de estudos Olinto de Oliveira / IFF

Defesa de dissertação de mestrado em ensino em biociências e saúde no IOC: O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina biologia do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Por Karla Maria Castello Branco da Cunha. Orientadoras: Evelyse dos Santos Lemos e Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Horário: 10h30
Local: sala 14B do Pavilhão Hélio & Peggy Pereira / IOC


TERÇA-FEIRA: 5/4

Abertura do ano letivo na Casa de Oswaldo Cruz 2011: Os paradoxos da preservação cultural. Por Ulpiano Bezerra de Meneses, da Universidade de São Paulo.
Horário: 9h30
Local: sala 405 do Prédio da Expansão

Defesa de dissertação de mestrado profissional em ensino em biociências e saúde no IOC:Imunostase - uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia. Por Viviane Abreu de Andrade. Orientador: Julio Vianna Barbosa.
Horário: 10h
Local: auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC


QUARTA-FEIRA: 6/4

Seminário de acompanhamento discente do programa de biologia celular e molecular do IOC. Coordenadora: Yara Maria Traub Cseko. Banca Examinadora: Alcina Frederica Nicol de Oliveira e Myrna Cristina Bonaldo. Aluno: Tiago Fajardo Póvoa. Nível: Mestrado. Orientadora: Ada Maria de Barcellos Alves. Projeto: Imunopatologia de casos fatais de dengue e correlações com um modelo experimental murino para estudo das doenças. Aluna: Milene Miranda Accioly de Mesquita. Nível: Doutorado. Orientadora: Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira. Projeto: Monitoramento da epidemiologia molecular deste vírus e para sua adaptabilidade de vírus respiratórios e seu papel em situação de imunodepressão.
Horário: 13h30
Local: auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC


QUINTA-FEIRA: 7/4

Defesa de tese de doutorado em biologia celular e molecular no IOC: Papel regulatório da Anexina-1 e de seu derivado Ac2-26 no modelo de silicose aguda. Por Patrícia Gonçalves Trentin. Orientadores: Patricia Machado Rodrigues e Silva Martins e Marco Aurélio Martins.
Horário: 14h
Local: auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC


SEXTA-FEIRA: 8/4

Centro de estudos do IOC – Mesa redonda Gestão da qualidade – Política estratégica institucional: A qualidade e o seu papel estratégico na Fiocruz. Por Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. As vantagens percebidas ao implantar um sistema da qualidade adequado a laboratórios de pesquisa e controle e sua integração com outros sistemas de gestão. Por Dulce Liechoscki, especialista em qualidade.O Programa da Qualidade da Fiocruz. Por Mirian Cohen, coordenadora do Programa da Qualidade da Fiocruz. O Programa da Qualidade do Instituto Oswaldo Cruz. Por Elizabeth Rangel, vice-diretora de Serviços de Referência e Coleções e coordenadora do Programa da Qualidade do IOC.
Horário: 10h
Local: auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC

Defesa de tese de doutorado em saúde pública na Ensp: Estudo prospectivo do impacto da violência na saúde mental das tropas de paz brasileiras no Haiti. Por Wanderson Fernandes de Souza. Orientador: Evandro da Silva Freire Coutinho.
Horário: 14h
Local: sala 410 da Ensp

Defesa de dissertação de mestrado em saúde pública na Ensp: Direitos humanos e Aids – avaliação de implementação das assessorias jurídicas de organizações não governamentais no Brasil. Por Paula Vita Decotelli Ferraz. Orientadora: Marly Marques da Cruz.
Horário: 14h
Local: sala 410 da Ensp

Nenhum comentário:

Postar um comentário