domingo, 1 de maio de 2011

Epamig lança cartilhas de boas práticas de fabricação e produção de bebida láctea





Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), está lançando duas cartilhas destinadas a produtores rurais e pequenos laticinistas da região de Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. As cartilhas tratam sobre Boas Práticas de Fabricação e Tecnologia de fabricação de bebidas lácteas fermentada e não fermentada e serão apresentadas durante o curso de Fabricação de Queijo de Coalho e Bebidas Lácteas, nos dias 4 e 5 de maio de 2011, na Fazenda Experimental de Acauã. A primeira turma será formada por 15 técnicos daEmater-MG, Regional de Capelinha.

O lançamento das cartilhas faz parte do projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), que prevê o aproveitamento do soro de queijo de coalho para a elaboração de bebidas lácteas na comunidade rural de Leme do Prado. Segundo o pesquisador do ILCT responsável pelo projeto, Junio César Jacinto de Paula, o objetivo é introduzir a fabricação de outros produtos lácteos junto aos cerca de mil produtores locais, como nova opção para alavancar a economia da região.



Além das cartilhas, estão planejados outros seis cursos com 20 vagas cada, sendo um por mês, para treinamento dos produtores rurais e de pequenos laticinistas. A Epamig, através do gerente da Fazenda Experimental de Acauã, Thiago Costa Ferreira, já está cadastrando os produtores interessados em participar do curso. AEmater-MG, Regional de Capelinha, parceira do projeto e que já realiza trabalhos junto às comunidades do Vale do Jequitinhonha, deverá ser responsável pela continuidade das atividades após o término do projeto, explica Junio de Paula.


O curso será oferecido na unidade modelo de laticínio implantada pela Epamig na Fazenda Experimental de Acauã, que já está preparada para produção de queijo de coalho, manteiga de garrafa e bebidas lácteas, cuja tecnologia de fabricação foi adaptada às condições da agroindústria familiar local. 

"Pretendemos mostrar aos produtores que o soro extraído dos produtos lácteos fabricados no laticínio, considerado resíduo, é rico em proteínas e vitaminas e pode ser aproveitado para ampliar a renda familiar", explica o pesquisador.

Com a introdução de novas possibilidades de fabricação, a Epamigquer dar início às atividades do laticínio modelo de Acauã, cujas instalações já estão concluídas. A intenção é beneficiar tanto produtores de agricultura familiar que desejam montar uma estrutura adequada de fabricação, quanto indústrias do Norte de Minas que pretendem adotar nova tecnologia gerada.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Thiago Costa Ferreira - Gerente
Endereço: BR 367 - km 410 - PS 103 Via Leme do Prado
CEP 39653-000 - Leme do Prado/MG 
Telefone: (33) 3764-5024

FONTE

Assessoria de Comunicação do ILCT
Telefone: (32)3224-3116 - Ramal 205

Nenhum comentário:

Postar um comentário