quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estados Unidos discutem redução no limite regulatório de CCS de 750 mil céls/ml para 400 mil céls/ml

Postado por Leticia Caldas Mendonça
Durante a 50ª Reunião Anual do National Mastitis Council (NMC), ocorrida no estado da Virginia, nos EUA, em janeiro deste ano, os diretores da instituição votaram a favor da submissão da proposta de redução no limite regulatório de CCS ao órgão responsável (National Conference on Interstate Milk Shipments).  A proposta estabelece que o limite regulatório de CCS seja reduzido dos atuais 750.000 células/ml para 400.000 células/ml. Este novo limite seria estabelecido a partir de 2014, após uma fase de preparação, já que o resultado a ser considerado para cada produtor passará a ser calculado utilizando-se a média geométrica de três amostras mensais de leite. Atualmente, ações regulatórias são consideradas quando três de cinco amostras consecutivas de CCS excedem o limite máximo.

Segundo o NMC, o limite regulatório americano está aquém dos padrões utilizados pelos países mais desenvolvidos e pelos países com significativo comércio internacional de leite e de produtos lácteos. Como os padrões de CCS são utilizados para se definir se o leite é ou não apropriado para o consumo humano, adequar o limite regulatório de CCS significará aumentar a confiança do consumidor nos produtos lácteos americanos, fortalecendo a posição do país como grande competidor no comércio de lácteos.

Enquanto o Brasil perde tempo questionando o adiamento ou não da legislação que estabelece os nossos limites regulatórios de CCS, os Estados Unidos se adiantam em se equiparar aos países considerados de grande relevância para o mercado internacional de lácteos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário