terça-feira, 7 de junho de 2011

Extinção da Zona Tampão de Rondônia é reconhecida como Zona Livre pela OIE


A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu, na quinta-feira, 26 de maio, as Zonas de Proteção localizadas no Estado de Rondônia, Tocantins e Bahia livres de aftosa com vacinação. O anúncio foi feito durante a 79ª Assembléia Geral de Delegados da OIE realizada em Paris (França).

Em dezembro de 2010 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu a antiga Zona Tampão em Rondônia como livre da Febre Aftosa com vacinação, passando a denominar essa área como Zona de Proteção. “Agora no mês de maio a OIE realizou uma seção ordinária em Paris e fez o reconhecimento dessa área internacionalmente”, explica o Gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

A extinta Zona Tampão fica localizada em partes dos municípios da região Sul de Canutama e Lábrea divisa do Amazonas com Rondônia. Com a resolução da OIE, essa região passa a ter o mesmo status sanitário que Rondônia, ou seja livre de febre aftosa com vacinação, sem restrições quanto ao comércio e trânsito de animais, entre essa zona e o Estado de Rondônia

O Gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos explica que a Ex - Zona Tampão terá serviços veterinários de Rondônia, pois irá promover todo o controle sanitário das propriedades do Amazonas. “Essas atividades de fiscalização serão intensificadas e realizadas em conjunto com Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia e Agência de Defesa Sanitária do Amazonas impedindo que essa região seja infectada”, afirma o Gerente de Defesa Sanitária Animal.

Para o Presidente da IDARON, trabalhar em conjunto com outras instituições só irá favorecer os produtores e a agropecuária do Estado de Rondônia. “Podemos observar que o trabalho de Defesa empreendido pelo IDARON, ultrapassa fronteiras. A IDARON em parceria com a CODESAV do Amazonas conseguiu uma importante vitória para a economia dos dois Estados. Isso é Cooperação colocada em Ação”, explicou o Presidente da Agência Marcelo Henrique.

Zona de Proteção

A Zona de Proteção visa proteger uma área livre de Aftosa com a intensificação da Vigilância Sanitária no trânsito de animais, reforçando as campanhas de vacinação e o cadastramento das propriedades.

Elaine Barbosa - ASCOM/IDARON

Nenhum comentário:

Postar um comentário