sábado, 9 de julho de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 469

INFORMATIVO ONLINE Nº 469
SEMANA 02/07/2011 a 08/07/2011

ELEIÇÃO I
Veterinários e zootecnistas elegem nova diretoria e conselheiros do CRMV-RS
O médico-veterinário Rodrigo Marques Lorenzoni foi eleito presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para a gestão 2011/2014. O votos das 11 urnas presenciais – Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana – já foram apurados. A chapa Unidade, Inovação e Valorização, única concorrente, recebeu 2175 mil votos válidos, que totalizam 85% de aprovação. O votos enviados por correspondência estão sendo computados pela Comissão Eleitoral Regional (CER) e serão divulgados na próxima semana. A eleição, realizada na terça-feira (05), contou com a participação dos médicos-veterinários e zootecnistas do Rio Grande do Sul. Também foram eleitos os demais membros da diretoria executiva e os conselheiros efetivos e suplentes. A posse da nova diretoria será em novembro.

Eleitos – gestão 2011/2014
Presidente: Rodrigo Marques Lorenzoni
Vice-presidente: José Arthur de Abreu Martins
Secretária-geral: Gloria Jancowski Boff
Tesoureiro: Mauro Gregory Ferreira

Conselheiros Efetivos: Vera Lúcia Machado da Silva, Maristela Lovato, Júlio Otávio Jardim Barcellos, Carlos Guilherme de Oliveira Petrucci, André Mello da Costa Ellwanger e Angélica Pereira dos Santos Pinho

Conselheiros Suplentes: Thais Des Essarts Brasil da Silva Tavares, Ricardo Reis Bohrer, Gomercindo João Dariva, Juliana Iracema Milan, Carlos de Lima Silveira e Ana Flávia Motta Gomes

ELEIÇÃO II
Presidente da CER destaca tranquilidade durante a votação
As urnas para votação na eleição da diretoria executiva e conselheiros do CRMV-RS permaneceram abertas das 9h às 17h em Porto Alegre e em seis cidades do interior: Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana. Também foi possível votar por correspondência. Na sede do CRMV-RS, quarto mesas receptoras foram instaladas em uma estrutura montada na garagem do edifício, o que agilizou o processo e evitou a formação de filas. A presidente da Comissão Eleitoral Regional (CER), Maria da Graça Becker Dutra, responsável por conduzir todo o processo, destaca a tranquilidade com a qual ocorreu a votação e a apuração. Pelo menos 80 médicos-veterinários e zootecnistas estiveram envolvidos no processo eleitoral, atuando na CER ou como mesários e escrutinadores, além dos funcionários e estagiários do CRMV-RS.

ELEIÇÃO III
Mensagem do presidente do CRMV-RS, Air Fagundes
Com a plena liberdade que estou tendo ao término da nossa segunda gestão no CRMV-RS, por não ser “presidente-candidato”, quero, em primeiro lugar, estender meus agradecimentos aos profissionais e funcionários que atuaram de forma exemplar no Processo Eleitoral/2011 na capital e interior. Colegas que, gentilmente, deixaram o conforto dos seus lares ou de seus afazeres profissionais para, com extrema dignidade e respeito, trazerem sua colaboração para o engrandecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Rio Grande do Sul. Não há dinheiro que pague gestos de tamanha nobreza. Aproveito para cumprimentar os profissionais que votaram com a certeza do dever cumprido. Para ler sobre o anverso desses reconhecimentos clique aqui.

CONCURSO PÚBLICO
Inscrições para seleção do CRMV-RS estão abertas até dia 11 de agosto
As inscrições para o concurso público do CRMV-RS estão abertas até 11 de agosto. O processo inclui vagas abertas e também formação de cadastro reserva para o quadro de pessoal da autarquia, incluindo médico-veterinário. O edital e as informações estão disponíveis no site da Fundatec (clique aqui), responsável pelo processo. As provas objetivas devem ser aplicadas no dia 11 de setembro.

SAÚDE PÚBLICA
Ministério define inclusão de médicos-veterinários nos Nasfs
Os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (Nasfs) serão aprimorados na Nova Política Nacional de Atenção Básica. Dentre as mudanças, está definida a ampliação das especialidades profissionais que poderão passar a atuar nos Nasfs, incluindo os médicos-veterinários. O Ministério da Saúde está ampliando o elenco de profissões que os gestores locais do SUS podem contratar em suas cidades. “A inclusão de novas especialidades profissionais nos Nasfs e outras propostas de avanços na atenção básica estão sendo definidas em conjunto com os estados e municípios”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. “A inclusão dos médicos veterinários é uma das importantes novidades”, acrescenta.

PROFISSÃO
Mobilização leva à retirada de projeto que reduzia atribuições dos veterinários
Mais uma vez, um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional procurou reduzir as atribuições privativas dos médicos-veterinários. Dessa vez, o PL 1094/2011, apresentado pelo deputado federal Cleber Verde (PRB/MA), alterava a legislação de inspeção sanitária e retirava a responsabilidade técnica do médico-veterinário por pescados e aquicultura. Pressionado por diversas instituições, inclusive o CRMV-RS, o parlamentar solicitou a retirada do projeto. No entanto, é importante que os profissionais mantenham-se atentos a tentativas desse tipo, que frequentemente são encaminhadas por deputados e senadores influenciados por outras profissões que buscam assumir as atribuições privativas dos médicos-veterinários.

NATUREZA
Filhote de ouriço-cacheiro nasce no Gramadozoo
Depois de 203 dias de gestação, a equipe do Gramadozoo comemorou o nascimento de parto natural, na madrugada de domingo (03), de um filhote de ouriço-cacheiro. Com a pelagem com tom avermelhado, o animal está aos cuidados da fêmea em seu recinto. Esse nascimento é o resultado de um ambiente favorável na moradia de um casal de ouriços-cacheiros. “Os nascimentos dessa espécie são mais comuns na primavera e verão, que é o período com maior oferta de alimento na natureza. O fato de o nascimento ocorrer no inverno mostra que o nosso manejo está adequado”, explica o veterinário Rafael Pagani. A espécie é encontrada na Mata Atlântica, no Norte da América do Sul, em grande parte do Brasil e até o Norte da Argentina.

BEM-ESTAR ANIMAL
CRMV-RS apoia criação de Secretaria dos Direitos dos Animais na capital
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha em 29/0,6 sobre diversos temas ligados à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Entre os assuntos, foi questionada a opinião sobre a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda). O presidente se manifestou favorável a sua criação, porém, sem deixar de expressar estranheza sobre a abrangência da mesma, quando se propõe defender “direitos dos animais”. “Parece-me que estará mais voltada para animais urbanos de companhia, ou seja, para cães e gatos.” Entre as atribuições, pelo que foi noticiado na imprensa, está a execução de políticas públicas destinadas a saúde. “Lembrei durante a entrevista que por lei, tanto ‘a prática da clínica em todas as suas modalidades’, como ‘a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma’ e o ‘planejamento e a execução da defesa sanitária animal’ são privativos do médico-veterinário.” Por esses motivos, Fagundes disse acreditar que estejam previstas, na criação de cargos em comissão (CCs) e em funções gratificadas (FGs), vagas para médicos-veterinários. Finalmente, foi uma oportunidade para colocar o Conselho à disposição para futuras parcerias em defesa da saúde e do bem-estar dos animais.

BOVINOCULTURA LEITEIRA
Qualidade do leite depende de controle sanitário e condições de higiene
Aconteceu nos dias 28 e 29 do mês passado o já tradicional 8º Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai, em Erechim, promovido pela Associação dos Médicos-Veterinários do Alto Uruguai (Amevau). Em uma das exposições, com muita propriedade, o palestrante deu especial destaque para esses dois enfoques indispensáveis na obtenção de um leite de qualidade, exigência que no mundo contemporâneo chegou para ficar. Chamou atenção que no contexto da cadeia como um todo não basta genética e alimentação, conforme observou o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes. Requer sim, em primeiro plano recurso humano qualificado. Importante para a obtenção do leite, muitos são aprendizados básicos que as crianças adquirem no ensino fundamental. Entre eles, a higiene pessoal que a OMS define como sendo "medidas de proteção que competem, primordialmente, a cada indivíduo, e que têm por fim promover a saúde e limitar a disseminação de doenças infecciosas, sobretudo as que se transmitem por contágio direto". São cuidados básicos como lavar as mãos, usar toalha de papel, desinfetantes de qualidade, água quente para lavagem dos equipamentos e utensílios, por exemplo. No que envolve a saúde da vaca, onde a assistência médico-veterinária é indispensável, estão, em primeiro lugar, as mastites clínicas e subclínicas. A mastite, segundo o expositor, jamais vai deixar de existir na produção leiteira e, muitas vezes, o produtor desconhece a sua existência. Preocupa, especialmente na mastite clínica, o uso de antibióticos sem orientação técnica. As mastites são causadas por uma infinidade de microrganismos, mas as autoridades responsáveis pela saúde pública não querem que aconteçam mudanças de resistências aos antibióticos como está acontecendo com cepas de Staphylococcus aureus eEscherichia coli. Concluiu dizendo que mastite é uma doença de conduta, portanto, tem que mudar o comportamento do produtor. Por consequência podendo ser vista como "doença do homem", finalizou.

CIDADANIA
Prêmio destaca iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar animal
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Veterinário Cidadão, realização da Unidade de Animais de Companhia da Intervet/Schering-Plough. A premiação reconhece iniciativas de médicos-veterinários, universitários, clínicas e pet shops que estimulam as melhores práticas de cidadania e educação para promoção da saúde e do bem-estar animal. As inscrições vão até 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no sitewww.veterinariocidadao.com.br.

ASSOCIATIVISMO
Veterinários criam grupo de estudos sobre leishmaniose animal
No dia 17 de junho, na sede do CRMV-MG, foi criada uma associação científica, que pretende reunir médicos-veterinários clínicos de pequenos animais para o estudo da leishmaniose em animais. Essa associação adotou o nome de Brasileish – Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal. Os membros fundadores se inspiraram nos colegas europeus, que criaram a Leishvet. Médicos-veterinários de todo o país comprometidos com a defesa e respeito à vida humana e animal serão convidados a compor o quadro social do Brasileish. A próxima reunião ocorrerá no dia 28 de outubro, em Belo Horizonte, véspera do VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina.


CURSOS E EVENTOS

Noite da Especialidade: Dermatologia – Síndrome da Dermatite Atópica Canina, dia 11/07, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3024 7061 ou www.anclivepa-rs.com.br.

Simpósio de Produção Leiteira, dia 13/07, em Dona Francisca (RS). Informações: 55 3268 1133 ouagricultura.pmdf@via-rs.net.

Curso Teórico-Prático de Síndrome do Abdômen Agudo (Cólica) em Equinos, dias 15 e 16/07, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 9945 0808 / 9242 1332 ou gonzalez.vet@ig.com.br.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde, da Escola de Saúde Pública/RS. Inscrições até 22/07. Informações: www.esp.rs.gov.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

Cursos de Exame Andrológico, Resfriamento e Congelamento de Sêmen em Pequenos Animais; Transferência de Embriões em Ovinos e Inseminação por Laparoscopia em Ovinos; AspiraçãoFolicular por Laparoscopia para FIV em Ovinos; e Avaliação Andrológica e Congelamento de Sêmen de Ovinos, de 19 a31/07, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ou www.cursospresenciais.com.br.

Curso Teórico-Prático de Ginocologia Bovina, de 28 a 30/07, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

I Workshop em Legislação sobre Alimentação Animal, dia 02/08, no auditório do Incra, em Porto Alegre. Programação (clique aqui). Inscrições: sefip-rs@agricultura.gov.br.

Conceitos Básicos em Higiene e Sanitização em Alimentos, dias 03 e 04/08, em Curitiba (PR). Informações: 41 3322 0151 ou www.sindivetpr.org.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações:www.cong.homeovet2011.com.br.

Pós Graduação em Homeopatia para Veterinários – inscrições abertas até 05/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3345 2310 ou www.sobracid.com.br.

Atualidades em Manejo Nutricional de Suínos, dias 08 e 09/08, em Passo Fundo (RS). Informações: 51 8162 3901 ou www.agroqualita.com.br

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

II Seminário Técnico: Interação entre Sanidade, Nutrição e Reprodução no Periparto de Vacas, dia 27/08, no Auditório da Secretaria da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Informações: 53 3275 7136, www.ufpel.edu.br/nupeec e seminarionupeec@gmail.com.

Curso de Emergência em Pequenos Animais, dias 27 e 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3222 3222,maamotta@terra.com.br ou maamotta@hotmail.com.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

1º Dia do Cunicultor, dia 30/08, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: www.acbc.org.br ouluiz.machado@ifmg.edu.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

Curso de Rédeas e Freio de Ouro, de 09 a 11/09, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 12 e 13/09, no Auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Pós-Graduação em Reprodução de Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 19/09, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

III Simpósio Estadual de Oncologia Veterinária, de 30/09 a 02/10, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. Realização: Oncovet-UFRGS. Inscrições:  www.oncovetufrgs.blogspot.com.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 01 e 02/10, em Pelotas (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatriagodf.com.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou cliceg@gmail.com / www.ufsm.br/sinadi.

38ª Edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet2011.com.br.

I Simpósio de Patologia e Produção Avícola, dias 17 e 18/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6130 ouwww.cdpa.ufrgs.br.



CONCURSOS

MEDICINA VETERINÁRIA
Rio Grande do Sul
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Inscrições até 11/08. Informações:www.fundatec.com.br.

Unipampa, campus Uruguaiana, áreas de anatomia animal, parasitologia e doenças parasitárias dos animais domésticos e produção e doenças de suínos e aves. Inscrições até 27/07. Informações:www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

Unijuí, áreas de farmacologia e anestesiologia (1 vaga) e diagnóstico por imagem e anatomia animal (1 vaga). Pré-inscrição online até 11/07. Informações: www.unijui.edu.br/oportunidades.

Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, vagas para docentes nas disciplinas de Anatomia Animal, Parasitologia e Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos e Produção e Doenças de Suínos e Aves. Inscrições até 27/07. Clique aqui para ler o edital. Informações no site www.unipampa.edu.br/portal/concursos

São Paulo
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, disciplina Epidemiologia e Saneamento. Inscrições até 29/07. Informações: www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf, (14) 3811 6096 ou (14) 3811 6079.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário