sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CRMV RS:INFORMATIVO ONLINE Nº 473


INFORMATIVO ONLINE Nº 473
SEMANA 30/07/2011 a 05/08/2011

AGROINDÚSTRIA
Ministério da Agricultura aprova adesão do estado ao Sisbi-Poa
Os técnicos do Ministério da Agricultura que realizaram auditoria na Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) nesta semana deram parecer favorável à adesão do Rio Grande do Sul ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). O resultado foi divulgado na quarta-feira (03) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, acompanhado do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Eraldo Leão Marques, e da coordenadora do Cispoa, Ângela Antunes de Souza. Com a aprovação, o Rio Grande do Sul passa a ser o quarto estado brasileiro a integrar o Sisbi. Antes, já estavam no sistema os municípios de Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul e Erechim. O Cispoa tem registrados 340 estabelecimentos no estado.

LEGISLAÇÃO
Entidades pedem parecer contrário à PL sobre exercício profissional
O Sindicato dos Médicos-Veterinários (Simvet/RS), a Sociedade de Agronomia do estado (Sargs) e o Sindicato dos Engenheiros (Senge/RS) solicitaram ao deputado federal Onyx Lorenzoni parecer contrário ao Projeto de Lei 2.824/2008. O parlamentar gaúcho é relator da proposta que visa a vedar o exercício de atividades zootécnicas aos médicos-veterinários e engenheiros-agrônomos. Na carta entregue a Lorenzoni em reunião na segunda-feira (1), as entidades ressaltam a carência de profissionais de nível superior na área, destacando que há demandas da sociedade para ser atendidas por todos.

PROFISSÃO I
Conselhos unem esforços para valorização profissionais
O CRMV-RS, através do seu presidente, Air Fagundes, se fez presente na reunião do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas no Rio Grande do Sul, ocorrida no auditório da OAB/RS na terça-feira (2), presidida pelo advogado Cláudio Lamachia. Como convidado, o deputado estadual Carlos Gomes falou sobre seu projeto de lei, elaborado pelo Fórum, que exigirá nos concursos públicos a inscrição dos profissionais nos seus respectivos conselhos. De 12 a 14 de outubro, a cidade de Bento Gonçalves vai sediar o IV Foco Nacional, evento dos fóruns brasileiros, conforme anunciou o vice-presidente Flávio Koch. Antes disso, em setembro, ocorre o I Seminário de Fiscalização Profissional, reunindo todas as profissões para troca de experiências. Na reunião, o Conselho Regional de Museologia passou a integrar o Conselhão.

PROFISSÃO II
Projeto de lei propõe obrigatoriedade de inscrição nos conselhos para concursos
Pelo Projeto de Lei nº 245/2011, do deputado Carlos Gomes, torna-se obrigatório o registro nos respectivos Conselhos Profissionais para concursos públicos no Rio Grande do Sul. Para alguns conselhos, essa lei será de extrema importância, considerando, como explicou Eduardo Merino, do Conselho de Educação Física, que "pela alta competitividade do mercado tem sido objeto de discussão o valor Ética e os motivos de ser Ético". Para Merino, mentor da ideia, "espera-se de todo ser humano, tanto pessoal quanto profissional, que seja ético e que sua conduta sirva de exemplo, um modelo de bem". Para o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, esse ensinamento tem que obrigatoriamente iniciar com o professor médico-veterinário nos bancos universitários. Na visão de ambos, os profissionais de maneira geral devem estar conscientes do papel que desempenham os conselhos profissionais e da sua responsabilidade social e, desta forma, garantir a dignidade e respeito profissional e exigir deles respeito à sociedade.

SAÚDE PÚBLICA
CRMV-RS conclama profissionais a assumirem funções em conselhos municipais
Nesta sexta-feira (05), comemora-se o Dia Nacional da Saúde, data em que nasceu, em 1872, o médico Oswaldo Cruz, diretor-geral de saúde pública entre 1903 e 1907. O sanitarista fundou o Instituto Soroterápico Nacional, no Rio de Janeiro, hoje chamado de Fundação Osvaldo Cruz, importante referência em saúde pública no País. O CRMV-RS aproveita a data para ressaltar a importância da participação de médicos-veterinários em esferas de discussão da saúde pública na sociedade, exercendo funções que levem a conquista de maior valorização da profissão e melhoria no atendimento à população. Um desses espaços é o Conselho Municipal da Saúde. Os médicos-veterinários interessados podem solicitar ao CRMV-RS a indicação para integrarem os conselhos. É nesta esfera, por exemplo, que os municípios vão decidir se querem incluir o médico-veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Empresas de educação continuada devem registrar RT no Conselho
O presidente do CRMV-RS recebeu, na quarta-feira (3), uma delegação do Qualittas, tendo a frente o diretor José Carlos Fêo. O objetivo da visita da empresa de educação continuada foi levantar subsídios para a montagem de cursos de capacitação visando a qualificar profissionais em diferentes áreas do conhecimento da Medicina Veterinária. O Conselho está exigindo registro e Anotação de Responsabilidade Técnica de empresas que prestam esse tipo de serviço no estado. A Qualittas está devidamente registrada e, assim, capacitada a oferecer cursos que interessam ao CRMV-RS em função da grande procura, o que virá, em parte, a substituir os seminários para RTs que são sistematicamente oferecidos pela autarquia, esclareceu Fagundes.

BEM-ESTAR ANIMAL I
Conselho debate cuidado com animais de cavalgadas e rodeios
O presidente do CRMV-RS Air Fagundes, se reuniu na quinta-feira (4) com o médico-veterinário Jaime Brum Carlos, chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Restinga Seca, para tratar da fiscalização de rodeios e cavalgadas. Na próxima segunda-feira (8), Fagundes terá uma audiência na Promotoria Pública de Meio Ambiente de Porto Alegre a respeito dessas atividades, que requerem Anotação de Responsabilidade Técnica e contratação de RT para esses eventos. Na oportunidade, foi lembrado que para rodeio existe uma legislação nacional, a Lei nº 10.519/2002, que no artigo 3º diz que “caberá à entidade promotora disponibilizar médico-veterinário habilitado para garantir a boa segurança física e sanitária dos animais”. Na parte da tarde, participou da reunião o médico-veterinário Antônio Carlos Bohrer, que participa permanentemente de rodeios. Com esses dois profissionais, ambos com larga experiência no assunto, foi aventada a possibilidade de criação da comissão de especialistas para assessorar o Conselho nos temas discutidos. É oportuno lembrar, chama atenção o presidente, que alguns segmentos organizados da sociedade cobram com insistência a máxima atenção ao bem-estar dos animais atletas ou de trabalho, por conseguinte, cada entidade deve fazer a sua parte. Pela ouvidoria do CRMV-RS, toda sugestão será bem-vinda, destacou Fagundes.

BEM-ESTAR ANIMAL II
Políticas para o município de Porto Alegre
O presidente do CRMV-RS esteve, na quarta-feira (3), em audiência com o médico-veterinário Carlos Cordoves, coordenador técnico do Programa de Sanidade Animal de Porto Alegre. Na visita, Cordoves, representando o Sindicato Rural de Porto Alegre, manifestou desejo de aproximação com a autarquia para colocar em prática o trabalho que está desenvolvendo. O município tem uma série de questionamentos que precisam ser enfrentados, que passam por bem-estar animal e vão até problemas sanitários. Para o presidente do Conselho, o Sindicato Rural representa o elo que faltava entre a administração pública municipal e a atividade privada voltada à criação de animais de variados interesses no campo socioeconômico e cultural: produção de alimentos, lazer, esporte e companhia. Pelas características peculiares do município, que tem quase 30% da sua área definida como rural e de preservação, o estreito convívio entre diferentes espécies preocupa as autoridades responsáveis pela qualidade de vida dos animais, do homem e preservação ambiental. 

CONCURSO PÚBLICO
Inscrições para seleção do CRMV-RS estão abertas até dia 11 de agosto
As inscrições para o concurso público do CRMV-RS estão abertas até 11 de agosto. O processo inclui vagas abertas e também formação de cadastro reserva para o quadro de pessoal da autarquia, incluindo médico-veterinário. O edital e as informações estão disponíveis no site da Fundatec (clique aqui), responsável pelo processo. As provas objetivas devem ser aplicadas no dia 11 de setembro.

ENTIDADE I
Augusto Cunha é eleito presidente da Academia
Os integrantes da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária elegeram sua nova diretoria para o período 2011/2013. O pesquisador Augusto César da Cunha foi eleito o novo presidente na reunião que contou com a presença de 15 acadêmicos na sexta-feira passada (29), em sucessão a Augusto Langeloh. A diretoria se completa com Huldo Cabral Cony (vice-presidente), Sérgio José de Oliveira (secretário-geral) e o Flávio Antonio Pacheco de Araújo (tesoureiro). O conselho fiscal titular ficou constituído com Antonio de Pádua Ferreira da Silva FIlho, Cláudio Giacomini e Maristela Lovato. Como suplente foi eleito Augusto Langeloh. A nova diretoria tomará posse em assembleia geral extraordinária solene no dia 09 de setembro, data em que se comemora o Dia do Veterinário, na cidade de Santa Maria, por ocasião das comemorações dos 50 anos de criação da Faculdade de Medicina Veterinária da UFSM. Após a posse, será aberto processo para preenchimento de cinco cadeiras na Academia.

ENTIDADE II
Anclivepa/RS convoca associados para assembleia geral
A Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais Regional RS (Anclivepa/RS) está convocando seus associados para assembleia geral extraordinária de prestação de contas da gestão 2009/2010. A reunião será realizada no dia 12 de agosto, às 20h, no auditório do CRMV-RS, na Rua Ramiro Barcelos, 1793.

ENTREVISTA: José Euclides Severo
Agilidade no acesso a informações é desafio da defesa sanitária agropecuária
Depois de seis anos na chefia da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do Ministério da Agricultura no estado, o médico-veterinário José Euclides Severo solicitou exoneração do cargo. A partir de agora, o ex-presidente do CRMV-RS que atua no Mapa há 36 anos, permanecerá como superintendente substituto. Ao avaliar seu trabalho, Severo aponta mudanças importantes na maneira de tratar a defesa sanitária animal e vegetal ocorridas nos últimos anos.

Quais são os principais resultados de sua gestão na Divisão de Defesa Agropecuária?
A superintendência tinha muitas carências, tanto na área de informações quanto em estrutura para o desenvolvimento de suas atividades. Hoje o Ministério é um órgão que oferece condições para o trabalho, com carros novos e postos de fronteira reformados, com exceção de Livramento. Além disso, foram realizados treinamentos técnico-científicos e também em aspectos pessoais. Outra importante conquista foi um convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura, que está para ser assinado e vai permitir maior atuação em conjunto. Nos últimos anos, tivemos apenas um incidente sanitário no estado - a ocorrência de Newcastle em Vale Real -, o que demonstra que estamos vivendo um momento especial na vigilância sanitária.

Como o senhor avalia as condições sanitárias atuais no estado e quais são os desafios?
Temos ainda alguns pontos vulneráveis, especialmente com deficiências na fronteira com a Argentina. Sempre tivemos problemas com falta de pessoal e treinamento, mas a defesa sanitária atual exige uma mudança de enfoque. Hoje temos que usar sistemas de informações mais aprimorados, o que já está ocorrendo. É preciso se antecipar às ocorrências e para isso temos que lançar mão de estudos e dados estatísticos. Nosso enfoque não é mais o combate a ocorrências, como ocorreu nos casos de febre aftosa, mas sim a prevenção. A superintendência já evoluiu e deve evoluir ainda mais nos sistemas de informação para ter velocidade na resposta.

CURSOS E EVENTOS

Entrevista com o presidente do CRMV-RS Air Fagundes, no programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, do apresentador Dorotéo Fagundes, dia 07/08, às 7h.

Atualidades em Manejo Nutricional de Suínos, dias 08 e 09/08, em Passo Fundo (RS). Informações: 51 8162 3901 ou www.agroqualita.com.br

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

XIV Fórum de Produção Pecuária Leite e I Salão de Trabalhos Científicos, dias 09 e 10/08, em Cruz Alta (RS). Informações: 55 3321 1631 ou www.unicruz.edu.br/forumdoleite.

VIII Ciclo Internacional sobre Cólica Equina e XII Ciclo Nacional sobre Cólica Equina, de 11 a 13/08, em Jaboticabal (SP). Informações: www.funep.org.br.

Curso de Anestesias em Equinos; Odontologia Equina; Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos; Cirurgias, Emergência e Pronto Atendimento, e Anestesias em Pequenos Animais; Cirurgias em Bovinos a Campo; Palpação Retal em Bovinos; e Ultrassonografia e Aspiração Folicular para FIV em Bovinos– inscrições abertas no site www.cursospresenciais.com.br. Informações: 31 3899 8300.

Seminário Minitub – Curso de Inseminação Artificial em Cães, dias 15 e 16/08; e Curso de TCI: Inseminação Artificial Transcervical, dia 17/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3222 7876 ou apmellagi@minitube.com.br /mmnunes@minitube.com.br.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

Curso Preparatório para Fiscal Federal Agropecuário - início dia 19/08, no auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Promoção: Simvet/RS. Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Curso de Dermatologia em Cães e Gatos, de 26 a 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3227 6603 ouwww.vetesul.com.br.

II Seminário Técnico: Interação entre Sanidade, Nutrição e Reprodução no Periparto de Vacas, dia 27/08, no Auditório da Secretaria da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Informações: 53 3275 7136, www.ufpel.edu.br/nupeec e seminarionupeec@gmail.com.

Curso de Emergência em Pequenos Animais, dias 27 e 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3222 3222,maamotta@terra.com.br ou maamotta@hotmail.com.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

1º Dia do Cunicultor, dia 30/08, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: www.acbc.org.br ouluiz.machado@ifmg.edu.br.

Lançamento do Livro “Medicina de Ovinos” - do médico-veterinário Luiz Alberto Oliveira Ribeiro, dia 1º/09, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

Curso de Rédeas e Freio de Ouro, de 09 a 11/09, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 12 e 13/09, no Auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Pós-Graduação em Reprodução de Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 19/09, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

III Simpósio Estadual de Oncologia Veterinária, de 30/09 a 02/10, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. Realização: Oncovet-UFRGS. Inscrições:  www.oncovetufrgs.blogspot.com.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 01 e 02/10, em Pelotas (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatriagodf.com.br.

7º Controle de Qualidade da Indústria de Alimentos, dias 07 e 08/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8074 / 9971 2509 ou lfvpelegrini@gmail.com.

IV Fórum Nacional dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, de 12 a 14/10, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 9197 3814 ou www.cemcerimonia.com.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou cliceg@gmail.com / www.ufsm.br/sinadi.

38ª Edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet2011.com.br.

I Workshop Internacional de Neonatologia e Pediatria Equina, dias 03 e 04/011, em Capão do Leão (RS). Informações: 53 3275 7506 ou www.ufpel.edu.br/veterinaria/clineq.

I Simpósio de Patologia e Produção Avícola, dias 17 e 18/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6130 ouwww.cdpa.ufrgs.br.



CONCURSOS

MEDICINA VETERINÁRIA
Rio Grande do Sul
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Inscrições até 11/08. Informações:http://fundatec.com.br/home/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=156.



EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário