sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DA SAÚDE, 5 DE AGOSTO - POR STHENIA DOS SANTOS AMORA



O Dia Nacional da Saúde de 2011 têm um sabor todo especial para nós, Médicos Veterinários. Neste ano os órgãos internacionais FAO, OIE, OMS e Unicef defendem uma estratégia inovadora com o tema “Um mundo uma Saúde”, além disso, esses mesmos Órgãos declaram 2011 como “Ano Mundial da Medicina Veterinária” com o tema “Veterinária para a Saúde, Veterinária para o Alimento, Veterinária para o Planeta”. Ressalta-se ainda que, este ano a Medicina Veterinária comemora 250 anos e, principalmente, no contexto da Med.Vet. no Brasil, este é o ano em que a importância da nossa Profissão foi reconhecida pelo Ministério da Saúde com a inclusão do Méd.Vet. no NASF. 

Dessa forma, é incansável repetir que nas áreas relacionadas à Saúde, os conhecimentos específicos do profissional em Medicina Veterinária o capacitam a manter os níveis de saúde elevados, à medida que orienta a população humana quanto aos princípios básicos de saúde e proporciona melhores condições ambientais. Tudo a partir da sua capacidade de planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades. Então, fica claro como são vastas as possibilidades de atuação deste profissional como agentes de saúde, interagindo de forma absoluta com as demais atividades envolvidas neste setor.

 Assim, neste dia tão importante, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, parabeniza e incentiva todos os Médicos Veterinários a comemorar e divulgar a importância desse dia. Mas incitamos também, para que continuemos lutando pela nossa profissão em prol da Saúde, em prol da Saúde Pública, através da Sanidade Animal e Promoção da Saúde Humana.
Por Sthenia dos Santos Albano Amora - membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV

Assessoria de Comunicação CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário