quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CRMV RS:INFORMATIVO ONLINE Nº 481- 1ª Edição Especial UFSM


INFORMATIVO ONLINE Nº 481
 1ª Edição Especial UFSM

Reconhecimento aos 50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM
A diretoria executiva, conselheiros e funcionários do CRMV-RS cumprimentam os membros da comissão organizadora do Simpósio dos 50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo brilhantismo do evento. O grupo foi composto pelos professores João César Dias de Oliveira, Maristela Lovato, Luís Sangioni, Dominguita Lürhs Graça, Antônio Carlos Mortari, Manoel Renato Telles Badke, Ney Luís Pippi e Ony Lacerda da Silva; pelo médico-veterinário Antoninho Macuglia; pelo assessor administrativo Paulo Roberto Morais Modesto e pelo acadêmico Pedro Abib Hecktheuer. Em duas edições do Informativo Online, o CRMV-RS irá relatar as atividades desenvolvidas ao longo da semana de 4 a 10 de setembro.

Evento de abertura reuniu autoridades e veterinários
A solenidade de abertura das homenagens pelos 50 anos do curso de Medicina Veterinária da UFSM aconteceu na segunda-feira (05), no auditório Flávio M. Scheneider. O evento contou com a presença do magnífico reitor professor da UFSM Felipe Muller, o presidente do CRMV-RS Air Fagundes dos Santos, a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria Sandra Rebelato, o secretário da Agricultura e Desenvolvimento de Santa Maria Rodrigo Menna Barreto, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da universidade João César Dias Oliveira e o diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Thomé Lovato.

Homenagens reconhecem colaboração de professores funcionários
O ponto culminante das festividades pelos 50 anos do curso de Medicina Veterinária, certamente, foram ashomenagens com entrega de troféus aos professores fundadores, diretores, coordenadores e funcionários do curso no período de 1961 a 2011. Este raro momento contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Rurais e do reitor da UFSM, filho do professor-fundador Pedro Bernardo Muller que lecionou Zootecnia. Foram descerradas placas alusivas ao meio século de existência do curso e quadro com fotos, da época, dos diretores e coordenadores. As homenagens, simbolicamente, estenderam-se a todos os professores que fizeram e fazem parte do corpo docente do cursocinquentenário e que deixaram relevante contribuição ao ensino da Medicina Veterinária gaúcha. O presidente Air Fagundes fez questão de destacar a vinda do ex-professor, hoje ensinando em Santa Catarina, Lauro Petrucci, quem deu início, ao lado de outros professores, à afirmação da cirurgia veterinária na UFSM. Logo a seguir, como não poderia deixar de ser em um estado no qual o agronegócio é a atividade principal, foi oferecido um churrasco em clima de festa para mais de 500 pessoas no Parque de Exposições Viterbo Borges, no Campus da Universidade, com música nativista interpretada pelos próprios alunos. Parabéns a comissão organizadora composta pelos professores

Sessão da Câmara de Vereadores reúne diversas autoridades
Um dos pontos altos e mais solenes das comemorações foi a sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria na terça-feira (6). Proposta pelo vereador Manoel Badke, que é médico-veterinário, a solenidade reuniu diversas autoridades no plenário do legislativo municipal, conforme relata a reportagem publicada no site da Câmara (clique aqui para ler mais).

Contribuição do cinquentenário à formação profissional
Coube ao presidente do CRMV-RS e ex-professor Air Fagundes, discorrer durante a semana de comemorações aos 50 anos de criação do curso de graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a contribuição ao ensino da Medicina Veterinária brasileira. Na terça-feira (6), perante corpo docente e discente, bem como de ex-alunos e ex-professores, no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), Air destacou o pioneirismo do curso na elaboração das normas do estágio curricular supervisionado e da criação da disciplina de iniciação à Medicina Veterinária, hoje atividades implantadas em todos os cursos do país. Além disso, lembrou que a avaliação do ensino da Medicina Veterinária brasileira partiu originalmente de um projeto elaborado na UFSM e apresentado em Belém do Pará, em 1986, em uma reunião das ciências agrárias promovida pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas). Mais tarde, criada no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a primeira Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária da qual fez parte. Lembrou, ainda, que o colegiado do curso foi o primeiro na UFSM a colocar na sua composição, inicialmente sem direito a voto, um representante da associação de classe médico-veterinária da região geoeducacional, que contribuiu para a melhoria do ensino local. A coordenadoria de curso não satisfeita, na procura de soluções para as chamadas “janelas”, espaços vazios enfrentados pelos alunos durante os turnos da manhã e tarde na grade curricular, criou o sistema de “semestre alternado”. Ou seja, fazendo com que um determinado semestre tivesse aula pela manhã e outro no turno da tarde. Com isso, permitindo ao aluno um turno livre durante o dia para poder realizar estágio extracurricular ou outra atividade afim, ou mesmo trabalhar. Destacou, também, outros avanços na gestão do ensino da Medicina Veterinária na instituição, entre eles o incentivo à participação política partidária e profissional, atividade necessária e importante ao médico-veterinário no seu papel na sociedade.

CRMV-RS realizou sessão plenária no CCR
Diretores e conselheiros do CRMV-RS se reuniram na sala de conferências Prof. Claudio Antônio Mussoi, no Centro deCiência Rurais (CCR), em Santa Maria, para Sessão Plenária Ordinária. O encontro também contou com a participação dos professores do colegiado do curso de Medicina Veterinária da universidade. O grupo discutiu a criação e avaliação dos novos cursos técnicos estaduais, o exercício ilegal da profissão, fiscalização e inscrição dos docentes no CRMV-RS e mercado de trabalho. Durante o encontro, o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, enfatizou que os professores precisam se mobilizar e fortalecer o colegiado, além de fomentar, entre a comunidade acadêmica, a participação dos alunos nas questões políticas que envolvem a profissão.

Lorenzoni aborda as perspectivas para mercado de trabalho
O médico-veterinário e deputado federal Onyx Lorenzoni, graduado pela UFSM (1976), começou sua exposição “250 Anos da Medicina Veterinária” destacando que hoje grande parte dos produtores rurais e dos proprietários de animais de estimação estão cursando o nível superior ou estão formados, o que aumenta a responsabilidade do médico-veterinário, requerendo, com isso, uma nova postura profissional. Ou seja, um desenvolvimento profissional com muito conhecimento, significativa habilitação (prática) na área de atuação e acima de tudo plena auto-confiança na capacitação. Se não bastasse, segundo o deputado que começou sua trajetória na política de classe, o sucesso profissional exige desenvolvimento emocional/social/político, capacidade empreendedora, criatividade e tecnologia. Onyx lembrou que a FAO, para as próximas quatro décadas, projeta demanda e consumo de alimentos, principalmente de carne bovina, suína, ovina, aves e pescado, somando-se a demanda vinda do setor de animais de estimação, projeções que sinalizam a  ampliação do campo de atuação do médico-veterinário, concluiu.

Presença da médica-veterinária na profissão foi destacada
Na palestra "A mulher na Medicina Veterinária", a ministrante Vera Lúcia Machado da Silva, ex-aluna da UFSM (1982), clínica de animais de companhia em Porto Alegre e conselheira do CRMV-RS, fez um histórico da trajetória da mulher médica-veterinária no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Na oportunidade, com a participação da presidente daSovergsMarilisa Petry, foram ouvidos depoimentos de profissionais que passaram pelo curso da UFSM. A primeira mulher a entrar no curso, Lourdes Maria Rodrigues, concluiu a graduação na UFRRJ, mas veio lecionar na UFSM. Outra ex-aluna que honrou a instituição foi Magnólia Erhardt, que ocupou o cargo de secretária municipal de Saúde em Cachoeira do Sul. Vale lembrar, ainda, que a primeira mulher graduada em Santa Maria, na segunda turma, foi RoquitaPinto, que ficou como responsável pelo biotério da Universidade.

Academia empossa nova diretoria
Em homenagem ao cinquentenário do curso de Veterinária da UFSM, os membros da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária se deslocaram a Santa Maria para realizar uma assembleia-geral ordinária especial. Na sexta-feira (9), Dia do Médico-Veterinário, tomou posse a nova diretoria para a gestão 2011/2013. O pesquisador Augusto César da Cunha é o novo presidente, em substituição ao professor Augusto Langeloh, que conduziu a entidade por dois mandatos. A diretoria se completa com Huldo Cabral Cony (vice-presidente), Sérgio José de Oliveira (secretário-geral) e o Flávio Antonio Pacheco de Araújo (tesoureiro). O conselho fiscal é formado por Antonio de Pádua Ferreira da SilvaFIlho, Cláudio Giacomini, Maristela Lovato e Augusto Langeloh (suplente). Em seu pronunciamento o presidente que deixou o cargo resumiu sua carreira de médico-veterinário até ingressar na Academia e ter sido eleito presidente, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos e procurou honrar. Destacou ainda a íntima colaboração e apoio que a Academia recebeu e espera continuar recebendo do CRMV-RS. Agradeceu a colaboração em especial do acadêmicoHuldo Cony como integrante da Comissão de Recuperação da História da Medicina Veterinária, que se extingue junto com a posse da nova diretoria. O novo presidente referendou as homenagens prestadas pela Academia à UFSM e concluiu esperar continuar recebendo o apoio do CRMV-RS bem como dos demais confrades e da confreira para as atividades administrativas e festivas.


EXPEDIENTE DO CRMV-RS
Na sexta-feira (16) e segunda-feira (19), o CRMV-RS terá apenas expediente interno na sede em Porto Alegre para preparação da auditoria que irá ocorrer de 19 a 23/09. Está mantido somente o Pregão Presencial nº 3/2011, marcado para o dia 16, às 14h.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário