sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ministro e secretários vão discutir ações de prevenção à aftosa



23/09 
Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, quer ter um completo diagnóstico sobre as medidas que os governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso do Sul adotaram para evitar que o vírus da febre aftosa volte a entrar no território brasileiro. Para tanto, ele se reúne nesta sexta-feira, a partir das 8h30, em Porto Alegre, com secretários de Agricultura dos quatro estados para traçar uma estratégia comum com objetivo de evitar que o foco da doença registrado no Paraguai cause prejuízos ao rebanho nacional.
No início desta semana, o Brasil recebeu comunicado sobre a constatação de um foco de aftosa em uma propriedade no departamento de San Pedro, no Paraguai. Diante disso, o Ministério da Agricultura determinou a suspensão temporária da importação de animais vivos e produtos in natura provenientes daquele país. A pasta também anunciou o aumento do contingente de fiscais federais e estaduais na região de fronteira e colocação de barreiras volantes na região para fiscalizar o trânsito de animais, produtos e subprodutos.
A reunião desta sexta-feira ocorrerá na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul. Segundo a assessoria da pasta, Mendes Ribeiro Filho quer saber o que os estados estão fazendo para evitar a entrada do vírus no Brasil. A partir disso, ele deve anunciar novas medidas para reforçar o controle sanitário no país.
O encontro contará com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, do secretário de Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina, João Rodrigues, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Teresa Cristina Dias.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário