quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Curso capacita fiscais agropecuários em biologia molecular aplicada à reprodução animal


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, promove esta semana (de 21 a 25 de novembro) no Campo Experimental Fazenda Sucupira, em Brasília, DF, um curso de capacitação voltado a fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Este curso encerra um projeto iniciado em 2008, cujo líder é o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maurício Franco, com o objetivo de capacitar os fiscais agropecuários na área de biotecnologia da reprodução animal, abrangendo todos os níveis tecnológicos para manipulação e controle de animais de interesse zootécnico.

O projeto, aprovado no Edital MCT/CNPq/MAPA/SDA nº 64/2008 - Ações de Defesa Agropecuária / Linha 3 - Capacitação de Recursos Humanos, foi executado em seis módulos ministrados durante três anos. Este último módulo está sendo coordenado pelo pesquisador Eduardo Melo. O curso permite a especialização dos fiscais em biotécnicas de ponta em reprodução animal, contribuindo para a melhoria nos serviços de vigilância sanitária animal prestados por esses profissionais do MAPA.

Os palestrantes e instrutores do curso são pesquisadores e técnicos da Embrapa, além de profissionais de instituições públicas e de empresas privadas ligadas à área de reprodução animal no Brasil. Dentre os instrutores estão pesquisadores do Laboratório de Reprodução Animal – LRA da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e convidados: José Fernando Garcia (UNESP-Araçatuba, SP), Gismar Vieira (Laboratório Geneal - Uberaraba, MG), Cléber Soares (Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte) e Samuel Paiva (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia).

Além do Campo Experimental, parte das aulas está sendo realizada nas dependências do LRA na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no Plano Piloto de Brasília.

O Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores mundiais de genética bovina, principalmente para países tropicais e assim, é extremamente importante investir na capacitação, treinamento e atualização dos profissionais que atuam como fiscais dos orgãos oficiais.

Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769
fernanda@cenargen.embrapa.br

http://www.grupocultivar.com.br/site/content/noticias/?q=23902#23902

Nenhum comentário:

Postar um comentário