quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Operação apreende 90 javalis de criação ilegal perto de parque no RJ

29/11/2011 13h00 - Atualizado em 29/11/2011 15h45


Animais serão abatidos e carne doada a restaurantes populares.
Até atiradores de elite do Bope participaram da operação.
Uma operação da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), apreendeu cerca de 90 javalis, de 316, que estavam num criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A chamada Operação Obelix foi realizada na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de evitar a invasão de áreas protegidas pelos animais, e contou com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Javalis apreendidos estavam em criadouro ilegal. Quatro atiradores de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram da operação com armas com tranquilizantes, em vez de fuzis. Isso porque, segundo explicaram técnicos da secretaria, os javalis, quando fogem, são muito velozes e podem causar grande destruição. Mas os atiradores não chegaram a entrar em ação, informou a secretaria.

No criadouro existiam 316 animais, mas nesta terça somente cerca de 90 puderam ser retidados, em dois caminhões, por ser o local de difícil acesso e os animais de grande porte. Os javalis que ficaram no criadouro serão retirados em outras duas etapas da operação, na sexta (2) e na próxima terça (6), informaram agentes que participaram da operação.

"Essa é uma operação complexa e a primeira operação contra javalis piratas do Brasil. A presença desse animal exótico representa uma ameaça muito grande ao ecossistema local, já que esse criadouro ilegal ficava a 1.800 metros do Parque Estadual dos Três Picos, e não existem na região predadores naturais da espécie", afirmou Minc.

VEJA O VÍDEO

Recebido por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário