sábado, 3 de dezembro de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 494

SEMANA 26/11/2011 A 02/12/2011

INSPEÇÃO
Veterinário da prefeitura de Viamão solicita apoio do CRMV-RS

O médico-veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Viamão, Inácio Dal Molin Bueno, procurou o CRMV-RS para solicitar apoio na capacitação de Responsáveis Técnicos do município. Segundo relato de Bueno, de um modo geral, RTs não estão preparados para atuar em estabelecimentos de produtos de origem animal e se colocou à disposição do conselho para futuras parcerias. O presidente do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni recebeu as reinvindicaçãoes e se comprometeu a auxiliar na qualificação profissional dos RTs, bem como oferecer apoio sempre que necessário.

BOVINOCULTURA DE LEITE
Organizadores do simpósio do leite do alto uruguai visitam o CRMV-RS

A 9ª edição do Simpósio do Leite e o 3º Fórum Nacional de Lácteos já tem data marcada. O evento irá acontecer nos dias 19 e 20 de junho de 2012, em Erechim, e trará novidades. Para o ano que vem, a Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau) abrirá espaço para mostra de trabalhos científicos além de palestras com profissionais de renome. O CRMV-RS estará presente no evento com estande onde mostrará aos visitantes o trabalho realizado pela autarquia.

INTEGRAÇÃO
Presidente do CRMV-RS inicia projeto de integração com universidades

Com o objetivo de promover a integração com as coordenações dos cursos de Medicina Veterinária no Rio Grande do Sul, o presidente do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni deu início no dia 29 a série de visitações pelo estado. Levar o trabalho realizado pelo Conselho e promover uma relação sólida com as coordenações dos cursos também é um dos objetivos dos encontros. A primeira visita ocorreu na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a médica-veterinária e coordenadora do curso Cristine Dossin Bastos Fischer que se mostrou muito satisfeita com a iniciativa. “Acredito que é muito importante formarmos uma comissão de ensino para que possamos discutir a formação dos nossos futuros médicos-veterinários e qualificar o ensino da nossa instituição”, declarou a coordenadora. Na terça-feira (06), o presidente do CRMV-RS estará reunido com a coordenação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

CAPACITAÇÃO


CRMV-RS e UFSM realizam seminário de responsabilidade técnica

Na terça-feira (6), o CRMV-RS, em parceria com a UFSM, promove mais uma edição do Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico voltado a médicos-veterinários e graduandos, na cidade. O evento será realizado no Auditório Trabalhando pela Vida, anexo da FATEC – prédio 67, da UFSM (Av. Roraima, 1000), das 8h15 as 11h30 (veja programação em anexo). As inscrições serão feitas na hora e os participantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível ou de ração animal. A programação do último seminário do ano inclui palestras sobre Ética, ministrada pelo ex-presidente do CRMV-RS Air Fagundes, e Responsabilidade Técnica, abordada pelo atual vice-presidente José Arthur de Abreu Martins. O presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, avalia que a participação no seminário de responsabilidade técnica é uma oportunidade para que os profissionais possam se atualizar, principalmente no que diz respeito à legislação vigente.

LITERATURA


CRMV-RS lança cartilha com orientação sobre zoonoses em Santa Maria

O CRMV-RS lança na próxima terça-feira (06), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o segundo volume do Manual de Zoonoses. O lançamento ocorre às 11h30 no auditório Trabalhando pela Vida, anexo da FATEC – prédio 67, da UFSM. A publicação, produzida em parceria com os CRMVs de Santa Catarina e Paraná, reúne informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de nove doenças transmitidas dos animais aos homens. Nesta edição, o Manual de Zoonoses reúne artigos sobre Doença de Chagas, Giardíase, Hantavirose, Listeriose, Dermatofitose, Cisticercose, Escherichia coli e Clostridiose Alimentar (C. botulinum e C. perfringens). Os artigos publicados no Manual foram produzidos por especialistas da região com experiência em cada uma das doenças. Os exemplares serão distribuídos aos médicos-veterinários e também estará disponível no site do programa (www.zoonoses.org.br).

AGRONEGÓCIO
Próxima edição do Avisulat promete inovações na programação e estrutura

Autoridades, lideranças e instituições ligadas ao agronegócio gaúcho prestigiaram, na manhã de sexta-feira (02), o lançamento da 3ª edição do Avisultat – Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios. O evento acontecerá de 21 a 23 de novembro de 2012, em Bento Gonçalves. O presidente do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni já confirmou a presença do conselho nesta edição. “Esta é uma excelente oportunidade para levarmos o trabalho do CRMV-RS e do médico-veterinário para uma feira que tem grande relevância em nosso estado”, conclui. Os organizadores prometem diversas inovações na estrutura do centro de exposições e na programação, como a inclusão de rodadas de negócios, espaço para lançamento de publicações, entre outros. Paralelo ao Avisulat, também ocorre a Feira de Equipamentos, Serviços e Tecnologia para os setores envolvidos no evento.

PUBLICAÇÃO
Informe técnico aborda a encefalopatia espongiforme bovina no RS
O informativo técnico do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do mês de novembro traz um artigo sobre fiscalização em alimentos de ruminantes em propriedades rurais no Rio Grande do Sul como medida para prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). O material está dsponível para consulta no site do CRMV-RS (clique aqui).

CURSOS E EVENTOS

Simpósio de Podiatria e Ferrageamento de Cavalos, dias 03 e 04/12, em Curitiba (PR). Informações: 41 3667 7077 ou www.palmilhaese.com.br.

Curso de Adestramento de Cães Border Collie, dias 03 e 04/12, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.

XXIII Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmíssiveis, de 05 a 09/12, na Faculdade de Veterinária (UFPel), em Pelotas (RS). Informações: www.ufpel.tche.br ou curso.pncebt@ymail.com.

Curso de Ultrassonografia em Bovinos, de 09 a 11/12, em Pelotas (RS). Informações: 53 3225 3924 ou www.lanceagronegocio.com.br.

Curso de Transferência de Embriões em Equinos, dias 12 a 14/12, no prédio 97, campus da UFSM, Santa Maria. Informações: www.ufsm.br/embryolab e 55 3220 8501.

III Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, de 12 a 16/12, em Cruz Alta (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Curso Ultrassonografia Aplicada à Reprodução Equina, de 16 a 18/12, em Tapes. Realização: Mahfuz Cursos e Serviços Ltda. Informações: 53 9115 0167 e pmahfuz@gmail.com.

Clique aqui e acompanhe a agenda completa de cursos e eventos


CONCURSOS

Medicina Veterinária
Universidade Federal de Santa Maria – duas vagas no Departamento de Clínica de Grandes Animais: Clínica Veterinária (medicina de suínos) e Clínica Cirúrgica Animal/Obstetrícia Animal. Inscrições até 06/12. Informações: http://w3.ufsm.br/prrh/docentes/1112011/arquivos/edital.pdf.

Processo Seletivo Externo 2011 da ASCAR. Inscrições até 15/12. Informações: www.objetivas.com.br ou www.emater.tche.br.

Zootecnia
Processo Seletivo Externo 2011 da ASCAR. Inscrições até 15/12. Informações: www.objetivas.com.br ou www.emater.tche.br.



EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site (clique aqui) .

Edição: Hosana Dias Aprato – Jornalista DRT/RS 15.901
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Contatos: assimprensa@crmvrs.gov.br
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário