quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bahia é certificada como Estado livre de Influenza e Newcastle nos plantéis avícolas

Publicado por Sofia Iba

Classificação é resultado de auditorias e supervisões realizadas em meados de dezembro pela Superintendência Federal da Agricultura

O Estado da Bahia foi classificado no grupo B na área de sanidade avícola do Sistema de Defesa Sanitária Animal. Além disso, foi certificado livre das doenças de Newcastle e Influenza Aviária. Conforme informações da Secretaria da Agricultura, supervisões e auditorias foram realizadas em meados de dezembro pela Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA), que encaminhou os resultados ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Bahia tem quatro polos avícolas definidos (Barreiras, Entre Rios, Feira de Santana e Vitória da Conquista), caracterizados pela produção de frangos de corte.

– Além disso, o Estado possui cadastro georreferenciado de aves de subsistência em torno de matrizeiros, sítios de invernada e aves de subsistência nos assentamentos – explica o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

Para alcançar os resultados, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia passou por uma avaliação do sistema estrutural e organizacional das ações de defesa relacionadas ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). Entre os itens avaliados, o Mapa e a SFA observaram a Legislação Estadual do PNSA, os recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos na atividade, além da geração de dados epidemiológicos, trabalhos com educação sanitária e controle do trânsito, entre outros.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Fonte: Rural BR
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A241056&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário