quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ministro da Agricultura afirma que meta para 2012 é atingir reconhecimento de controle da febre aftosa com vacinação

Publicado por Sofia Iba em 15 dezembro 2011

Segundo Mendes Ribeiro Filho, atualmente, apenas o Estado de Santa Catarina detém o status de zona livre da doença sem vacinação

Venilson Ferreira

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou nesta quinta, dia 15, que as ações de controle da febre aftosa serão reforçadas com a atuação conjunta com os governos estaduais. Ao responder sobre a sanidade animal, Mendes Ribeiro afirmou que a meta para 2012 é atingir o reconhecimento de controle da febre aftosa com vacinação na maioria dos Estados. Atualmente, apenas Santa Catarina detém o status de zona livre da doença sem vacinação.

Mendes também falou sobre os gargalos logísticos, que elevam os custos para escoamento da safra e limitam a expansão da produção de grãos. O ministro afirmou que a solução para o problema passa pela união de esforços com Estados e municípios para recuperação de estradas e redução dos percursos.

Ele disse que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que será incorporada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, terá um papel fundamental na formulação de propostas para redução dos custos para escoamento da safra.

O ministro destacou ainda a importância de políticas que levem em conta as características regionais de um país continental do tamanho do Brasil. Sem adiantar detalhes, Mendes Ribeiro afirmou que em breve o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) deve anunciar uma parceria com o governo federal num grande projeto de reflorestamento. Ele afirmou que a prioridade é atender o produtor rural.

– Vou estender tapete vermelho para o agricultor, a quem a presidente Dilma quer transformar o personagem mais importante do Brasil, pois vai continuar produzindo alimentos e trazendo riquezas – salienta.

Agência Estado
Fonte: Rural BR
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A239453&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário