quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ministro Mendes Ribeiro Filho pretende regionalizar sanidade agropecuária

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, quer reforçar a atuação do MAPA nos Estados. Em coletiva de imprensa no dia 13 de dezembro de 2011, em Porto Alegre (RS), Mendes defendeu a regionalização da área de sanidade agropecuária. Um estudo neste sentido está sendo elaborado pela Secretaria-executiva do ministério e deve ser apresentado ao ministro em 60 dias.

A nova estrutura operacional, segundo Mendes, demandará reforço de pessoal. Ele informou que está trabalhando na liberação de um concurso público para contratação de até 400 servidores que deverão atuar nas Regionais.

"O foco das Regionais será eminentemente técnico, com formação para seus profissionais, sempre voltado à realidade de cada região, pois como ministro, preciso considerar as diferentes agriculturas que existem em um país do tamanho do Brasil", enfatizou Mendes Ribeiro Filho.

Mendes falou ainda sobre a importância da agricultura para o desenvolvimento do país, ressaltando que o setor receberá mais de R$ 36 bilhões por meio do Plano Safra.

"No futuro, o mundo será comandado por quem produzir alimento, e o governo federal precisa estar ao lado do produtor" ressaltou. Entre os projetos para 2012, o ministro citou a criação de uma secretaria exclusiva para atender demandas das cooperativas agrícolas.

Mendes Ribeiro Filho falou sobre "Uma nova agricultura para um novo Brasil", na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). Durante o encontro, o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, enfatizou a importância do setor agrícola no desempenho do PIB brasileiro e disse que o ministro poderia ser o interlocutor, junto à presidente Dilma Rousseff, em favor da realização das reformas necessárias para o país, como a trabalhista, a tributária e a política.

FONTE

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
http://www.agrosoft.org.br/agropag/220184.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário