quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

WSPA lança manual sobre Leishmaniose Visceral Canina para médicos veterinários

Em uma parceria com a Anclivepa Brasil – Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais e a Brasileish – Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal, a WSPA lança o manual de Leishmaniose Visceral Canina (LVC), direcionado principalmente a clínicos veterinários de pequenos animais.

O objetivo é informar à classe profissional a respeito de importantes aspectos relacionados à zoonose, tais como sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e controle humanitário em médio e longo prazo.

“Infelizmente, muitos clínicos de pequenos animais ainda desconhecem aspectos importantes da LVC, principalmente quanto ao seu complexo diagnóstico. Existem doenças comuns que mimetizam a doença, e, por isso centenas de cães são condenados à morte sem mesmo ter a doença”, afirmou Rosângela Ribeiro, Médica Veterinária e Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, referindo-se ao programa de controle de Leishmaniose do Ministério da Saúde que preconiza o sacrifício dos cães soropositivos. “É um programa ineficaz, não-humanitário e antiético. O diagnóstico da Leishmaniose requer uma série de exames que devem ser interpretados somente pelo clínico veterinário e correlacionados aos sintomas clínicos do animal”, complementou Rosângela.

Apesar de afetar tanto animais quando seres humanos, a Leishmaniose Visceral não é transmitida através de lambidas, mordidas ou afagos dos animais. O contágio, em ambas as espécies, ocorre somente através da picada da fêmea infectada do “mosquito palha”. Hoje no Brasil, a Leishmaniose Visceral afeta aproximadamente 5 mil pessoas por ano, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.



Faça o download do Manual da Leishmaniose Visceral Canina. >>

Saiba mais sobre a Leishmaniose Visceral Canina. >>


WSPA distribuiu o material em Simpósio Internacional
O manual foi distribuído pela primeira vez durante o VII Simpósio Internacional de Leishmaniose, realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dias 29 e 30 de outubro deste ano, que discutiu os aspectos técnico–científicos, éticos e legais da doença no país. Com um público de mais 200 participantes formado por veterinários, estudantes e agentes de saúde, o evento contou também com a participação de especialistas brasileiros e palestrantes internacionais, os quais procuraram demonstrar o quão retrógrado e ineficaz é o sacrifício de animais soropositivos.

Foi o caso do Dr. Javier Encinas Aragon, diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Madri, na Espanha. Ele relatou que nenhum país da Europa sacrifica cães soropositivos como forma de controle da enfermidade, e que lá o tratamento dos cães infectados é permitido. Ele próprio trata cães com LVC há mais de duas décadas com sucesso.

Além disso, segundo o Dr. Javier, na Espanha e em vários outros países europeus existem diversos produtos veterinários licenciados para tratamento de cães com LVC, havendo até rações específicas destinadas à melhora na resposta ao tratamento. Já o palestrante Dr. José Octávio Estévez, da Argentina, explicou que em seu país, os veterinários já tratam os cães diagnosticados com Leishmaniose, e o sacrifício dos mesmos não é preconizado como forma de controle, apesar da prevalência ser ainda baixa quando comparamos os casos no Brasil.

No evento, esteve presente ainda o Dr. Vitor Ribeiro, um dos primeiros clínicos a discutir a Leishmaniose Visceral Canina no Brasil, além de outros especialistas brasileiros, como o Dr. Manfredo Werkrauser, o Dr. Paulo Tabanez, o Dr. André Luis Fonseca, e o Dr. Fabio Nogueira de Andradina. Para saber mais sobre o que foi discutido na programação, acesse http://www.anclivepa-mg.com.br/1informativo.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário