sexta-feira, 9 de março de 2012

Workshop Nacional de Sanidade Apícola

Pela importância que a apicultura representa para a agropecuária no mundo e para a economia do Brasil e diante dos problemas que a atividade vem enfrentando mundialmente e em todo nosso território, será realizado o Workshop Nacional de Sanidade Apícola. O evento está sendo organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com o apoio da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA).



As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas no endereço: http://www.workshopsanidadeapicola.tangu.com.br/.

Workshop Nacional de Sanidade Apícola

Local: EPAGRI, Florianópolis, SC

Data: 15 e 16 de março

APRESENTAÇÃO



A abelha não pode ser vista somente pela produção do mel, lembremos: sem polinizadores, nem os animais nem os homens terão alimentos. Não podemos esperar a decadência da área vegetal pela falta dos polinizadores para começarmos a fazer algo.


Alguns exemplos para enfatizar a importância dos polinizadores em agroecossistemas (Retirado do projeto do I Workshop Nacional de Sanidade Apícola).

Em 2011, o setor de fruticultura temperada (pera e maçã) utilizou 120.000 caixas de abelhas para polinizar uma área de cerca de 30.000 ha. O número de frutos colhidos por árvore em macieiras cv. Golden Spur cai de 180 na presença de abelhas para 20 na sua ausência. Em soja, a utilização de abelhas como polinizadores levou a um aumento de 40,1% no peso médio das vagens e de 40,0% no peso médio dos grãos, em comparação com uma parcela na qual a polinização foi impedida mecanicamente por tela segundo Munhoz.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15 de março de 2012 (quinta-feira
)

8h. Abertura e composição da mesa de trabalho

9h. Fala de apicultores

10h. Intervalo

10h30. Fala de apicultores

12h. Almoço

14h. Palestra: Importância econômica das abelhas para a polinização das macieiras. Regis Sivori Silva dos Santos (Embrapa/CNPUV).

14h20. Palestra: Riscos à produção agrícola da falta de abelhas para a polinização dirigida. Afonso Inácio Orth (CCA/UFSC/SC).

14h40. Palestra: Contribuição da genética para o aumento da resistência a doenças de crias em Apis mellifera tendo como base o comportamento higiênico. Lionel Sequi Gonçalves (UFERSA).

15h. Palestra: A importância da qualidade do alimento ofertado às abelhas e sua relação com a sanidade apícola. David De Jong (USP).

15h20. Palestra: Significado da relação: agrotóxicos X cultivos para o apicultor. Paulo Roberto Figueiró (UFSM).

15h40. Palestra: Incidência e achados laboratoriais dos agrotóxicos em apiários Brasileiros. Osmar Malaspina (UNESP).

16h. Intervalo.

16h30. Palestra: Importância do georeferenciamento na Sanidade Apícola. James Arruda Salomé (Consultor).

16h50. Palestra: Implicações numa eventual entrada do Pequeno Besouro das Colméias, Aethina túmida, nos apiários brasileiros. Aroni Sattler (UFRGS).

17h10. Palestra: Impacto do plantio de Organismos Geneticamente Modificados - OGMs na Produção Sustentável Apícola. Sílvio Valle (Fiocruz).

17h30. Palestra: Tratamentos quimioterápicos ou seleção para resistência/tolerância?: Vantagens e desvantagens. Dejair Message (UFV).

17h50. Palestra: Situação do Trânsito de Abelhas e produtos e os impactos na Sanidade Apícola. André Pereira Bompet.

18h10. Palestra: Pesquisas em Sanidade Apícola no Brasil. Érica Weinstein Teixeira (APTA).

20h. (opcional) Palestra sobre tema relacionado.

Dia 16 de março de 2012 (sexta-feira)

8h. Início dos trabalhos em grupos.

10h. Intervalo.

10h30. Trabalhos em grupos.

12h. Almoço.

14h. Trabalhos em grupos.

16h. Intervalo.

16h30. Apresentação e fechamento das propostas dos grupos.

18h30. Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário