terça-feira, 10 de abril de 2012

BVS Veterinária disponibiliza conteúdo em três idiomas


Pesquisadores, profissionais, alunos e interessados em informação científica agora contam também com a Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS Vet Brasil) para pesquisa em sua base de dados nos idiomas português, espanhol e inglês.

“Nosso objetivo é ampliar a divulgação da iniciativa, além de maximizar o acesso à BVS Vet já que notamos uma considerável busca vinda de outros países, principalmente da América Latina, mas também de países que a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) mantém convênio, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Suíça”, explica Rodrigo Garcia, bibliotecário da faculdade e coordenador técnico responsável pela BVS.

Com isso, barreiras linguísticas se tornam superadas no espaço sem fronteira do conhecimento encontrado e compartilhado por esta iniciativa. Além da opção de acesso trilíngue, a BVS se destaca pelo layout atraente, serviços diferenciados como o Atendimento Online, o Blog da Biblioteca, o recurso de Widget para que outros sites possam disponibilizar acesso direto à BVS Vet. Além disso, vem potencializando o uso das redes sociais Twitter e Facebook para divulgar suas atualizações.

Por meio de um chat, o operador, técnico em Documentação e Informação, atende instantaneamente ao usuário e, quando necessário, encaminha as dúvidas para os responsáveis pelos respectivos serviços oferecidos na BVS.

Em sua página no Facebook, a instituição já possui cerca de 1500 pessoas ligadas à sua rede social, com posts escritos nos três idiomas. “Tivemos ganhos também ao participar de redes sociais como Twitter e Facebook pois se mostram como mais um canal de informação e comunicação com o usuário e público interessado em nosso conteúdo. Nestes espaços temos mantido uma troca que vai além da biblioteca física e esta diferença se integra à própria função da BVS”, enfatiza Garcia.

Novidades à vista

De acordo com o coordenador técnico, o próximo passo é consolidar a negociação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) para a implantação da busca integrada iAHx e, com a SciELO (Scientific Eletronic Library Online), para a criação de um Portal de Periódicos da área de Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Também visualizamos, em parceria com a BIREME, o desenvolvimento de um curso de ensino a distância (EAD) para a capacitação dos centros cooperantes da BVS-Vet, nas metodologias e aplicativos do Modelo da BVS”, finaliza Garcia.

Além de Rodrigo Garcia, a iniciativa conta também com a liderança da bibliotecária Rosa Maria Fischi, diretora técnica da biblioteca da FMVZ e gerente do projeto.
Escrito por: BIREME/OPAS/OMS
25.04.2011 15:27:38 h
Atualizado por: BIREME/OPAS/OMS
02.05.2011 13:35:14 h

Fonte BVS VET

Nenhum comentário:

Postar um comentário