terça-feira, 10 de abril de 2012

Paraguai suspende restrições sanitárias à região que registrou casos de febre aftosa nos últimos dois meses

Departamento de San Pedro voltou a ter autorização para o trânsito de bovinos

Depois de focos de febre aftosa, Paraguai intensificou o controle sanitário
O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa) informou que se encerraram todas as restrições impostas pelo órgão devido ao estado de emergência sanitária animal declarado no Departamento San Pedro, em decorrência da febre aftosa. A região foi cenário de dois casos de surto da doença nos últimos sete meses.

Fica autorizado, novamente, o trânsito de bovinos de todas as categorias em propriedades no Departamento. O certificado oficial de transito animal (COTA) voltará a ser emitido.

A Fazenda Nazareth, onde foi encontrado o foco de febre aftosa em janeiro de 2012, também poderá voltar a comercializar animais. Na época, foram sacrificadas 168 cabeças. De acordo com o Senacsa, a contaminação era fruta do ingresso irregular na propriedade.

Antecedentes

Três meses antes do episódio, em setembro de 2011, um surto da doença foi registrado em outra fazenda de San Pedro, administrada pelo presidente da Associação Rural do Paraguai na Regional San Pedro, Silfrido Bauna. Mais de 800 animais foram sacrificados.

O país perdeu status de livre de febre aftosa com vacinação, por decisão da Organização Mundial de Saúde Animal, e mercados na América do Sul, Ásia e Europa. Depois de algumas semanas de restrições, o Brasil voltou a importar do Paraguai em 2 de dezembro.

http://pecuaria.ruralbr.com.br/noticia/2012/03/paraguai-suspende-restricoes-sanitarias-a-regiao-que-registrou-casos-de-febre-aftosa-nos-ultimos-dois-meses-3707936.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário