quarta-feira, 23 de maio de 2012

Contaminação de suínos no Chile gera alerta sanitário no norte do país


Marcos Porto
Foto: Marcos Porto / Ver Descrição
Sem os cuidados e a limpeza adequados, além da falta de comida e água, os suínos do norte do Chile sofrem
O norte do Chile está em alerta sanitário devido à contaminação de cerca de 500 mil suínos. O aviso foi anunciado nessa terça, dia 22, pelo ministro da Saúde, Jaime Manalich, que visitou a região de Freirina, na área do Deserto de Atacama. Segundo ele, sem os cuidados e a limpeza adequados, além da falta de comida e água, os suínos da região sofrem.
Os animais ficaram sem cuidados após divergências entre os criadores e os moradores. Os problemas causados causaram manifestações e confrontos na região.
Muitos manifestantes reclamavam do mau cheiro nos locais onde os suínos eram mantidos. As queixas e conflitos acabaram provocando vários protestos no norte do Chile. Dois carros de policiais foram incendiados e 23 pessoas morreram. Os moradores de Freirina bloquearam as estradas de acesso ao local e trabalhadores suspenderam suas atividades.
– Devido ao bloqueio das estradas desde a última quinta, dia 17, os animais deixaram de receber alimentação. Não há higiene, os seus resíduos não são tratados, e fomos informados que a mortalidade é elevada entre os animais, em particular, nos mais novos – disse o ministro.
As autoridades declararam um alerta sanitário na área e encerraram temporariamente as instalações, propriedade da empresa Agrosuper. Na página da internet, a empresa lamenta o ocorrido e diz compreender as manifestações. A Agrosuper confirma que há risco de morte em massa dos animais que estão no local e diz que está aberta ao diálogo.
O governador de Atacama, Fernando Flores, disse que estava negociando com os manifestantes para acabar com o bloqueio das estradas e o retorno dos trabalhos daqueles responsáveis pelos suínos.
AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário